É verdade que ainda vai demorar uns bons anos, mas serão os automóveis totalmente autónomos a "arrumar" de uma vez por todas com a actual popularidade crescente dos SUV e "crossovers". Esta é a convicção do responsável do "design" da VW, Klaus Bischoff, que acha que, nessa altura, vão aparecer automóveis de formatos tão radicais que as pessoas vão olhar para os SUV como sendo… dinossauros!
Carros autónomos vão transformar SUV… em dinossauros!
Nem de propósito, poucos dias depois das suas palavras surgiu um esboço "fugido" do departamento europeu da Propriedade Intelectual do que será a patente de um futuro "concept" da VW para exibir as possibilidades da tecnologia autónoma! Os desenhos provêm da marca alemã e mostram um alongadíssimo "coupé" com portas em asa de gaivota e uma aerodinâmica muito afilada e cuidada… mas aparentemente sem pára-brisas.
Pois era precisamente a isso que Bischoff se referia, quando falava no chamado "Nível Cinco" da tecnologia autónoma, a altura em que a técnica estará tão avançada que permitirá que os ocupantes já nem precisem de olhar para a estrada! Será aí que os estilistas passarão a ter total liberdade para criar as formas mais invulgares de automóveis sendo, além disso, ajudados por plataformas eléctricas em que as mecânicas ocupam muito menos espaço.
"Por agora vemos a crescente popularidade dos SUV e o decréscimo das berlinas e monovolumes porque, basicamente, encontrámos algo que atrai as pessoas e que responde a desejos que, se calhar, os clientes nem sabiam que tinham", explica Bischoff, referindo-se ao gosto criado pela posição de condução sobrelevada.
Mas isso, num carro que não necessita de ter pára-brisas, pode mudar tudo…
"Vamos chegar a um ponto em que os SUV talvez comecem a parecer antiquados e as pessoas apontem a digam ‘ele está a conduzir um dinossauro!’. Isso não é imaginável agora, mas acredito firmemente que teremos carros muito diferentes quando atingirmos o ‘Nível Cinco’ de autonomia e, aí, tudo se tornará muito mais livre".
VW concept I.D. apresentado em Paris
Parece ser isso que antevê o original "concept" antecipado no pedido de patente agora revelado e
atribuído à marca germânica. Não se trata, obviamente, de um modelo a ser construído, mas poderemos vê-lo como um "show car" num futuro salão automóvel, anunciando a tecnologia autónoma. Sem pára-brisas, com apêndices aerodinâmicos móveis, as rodas bem nos cantos, como permitem as novas plataformas eléctricas, como a apresentada em Paris no
"concept" I.D. e que faz as delícias dos "designers", segundo Bischoff.
"Passámos a ter uma plataforma com as rodas bem nos cantos que é um paraíso para os ‘designers’! Podemos mover as coisas à vontade, torna tudo mais divertido", explicou o responsável do "design" da VW que definiu o interior do I.D. como um "lounge layout". É esse conjunto de novas plataformas e tecnologias autónomas que, diz, permitirão conceber carros que, por enquanto, ainda estão para lá da nossa imaginação. E, aí, o poder sedutor dos novos modelos acabará definitivamente com a actual "atracção fatal" pelos SUV.