Empenhada em começar a vender automóveis com tecnologia autónoma de
Nível 4 já em 2021, a Volvo encontrou um adversário que promete "tirar o sono" aos engenheiros responsáveis pelo programa de condução autónoma da marca sueca. Estamos a falar do simpático Canguru…
Sim, leu bem! Segundo a fabricante sueca, os seus protótipos autónomos não conseguem detectar os Cangurus… e a culpa é dos famosos saltos que caracterizam este animal.
Até ao momento, a tecnologia que a Volvo apelida de "Large Animal Detection System" consegue detectar animais mais lentos como veados, alces ou renas. Mas os mais recentes testes na Austrália mostraram que o sistema não consegue "lidar" com os rápidos Cangurus, que "confundem" o sistema graças aos seus saltos, uma forma de mobilidade bastante diferente dos restantes animais.
"Os Cangurus são animais bastante imprevisíveis e difíceis de evitar, mas estamos confiantes que vamos melhorar a nossa tecnologia de forma a conseguir detectá-los e evitar colisões na auto-estrada", adiantou o engenheiro responsável pela segurança da Volvo, Martin Magnusson.
O problema é que aos "olhos" do sistema de detecção destes protótipos autónomos, que usa o chão como ponto de referência, a posição do Canguru varia quando está no ar e quando "aterra".
"Quando está no ar, parece que está mais longe, mas quando aterra parece estar mais perto", afirmou o responsável técnico da Volvo Australia, David Pickett, em declarações à ABC.
Carros autónomos da Volvo confundidos pelos… Cangurus!
"Os automóveis autónomos são um desenvolvimento contínuo. Um carro autónomo ainda não existe, e desenvolver tecnologia que reconheça os Cangurus faz parte desse processo de desenvolvimento. Estamos a desenvolver um carro que consegue reconhecer Cangurus", concluiu David Pickett.
Recorde-se que todos os anos na Austrália existem mais de 20 mil acidentes com cangurus nas estradas, o que faz com que este animal seja responsável por cerca de 90 por cento dos acidentes em solo australiano que envolvem veículos e animais.