O Toféu Volante de Cristal entrou na sua 34ª edição, o mesmo é dizer que em breve vai começar o processo de votação do modelo que será o sucessor do Opel Astra, eleito "Carro do Ano" em Portugal em 2016, num ano em que a marca de Russelsheim também arrecadou o galardão europeu.
Estão abertas as inscrições do modelos que serão admitidos a votação no Essilor Troféu Volante de Cristal. É a primeira fase e antecede os testes dinâmicos onde 17 jornalistas, em representação de outros tantos órgãos de Comunicação Social, entre os quais o Correio da Manhã, vão avaliar os modelos submetidos a concurso.
Estes testes vão determinar a lista de sete finalistas, que será conhecida em Janeiro de 2017. Um pouco mais tarde terá lugar a votação final que decide o "Carro do Ano" de 2017 em Portugal.
Paralelamente a esta votação e com um regulamento específico, decorre a eleição do "Troféu do Automóvel" onde seráo distinguidos os "melhores" de cada segmento de mercado: "Citadino", "Familiar", "Executivo", "Carrinha", "Monovolume", "Descapotável", "Desportivo" e "Crossover".