A California Air Resources Board (CARB), agência reguladora do ambiente do estado norte-americano da Califórnia, rejeitou a proposta apresentada pela Volkswagen para corrigir os motores V6 3.0 TDI usados nos Volkswagen, Audi e Porsche.
"As propostas da Audi e da Volkswagen estão incompletas, são substancialmente deficientes e estão longe de satisfazer os requisitos legais necessários para restabelecer estes veículos à configuração que foi certificada", pode ler-se no comunicado da CARB.
Segundo a mesma reguladora, não haverão dados suficientes até Dezembro para determinar se é possível corrigir todos os motores 3.0 diesel afectados. Se nenhuma solução for acordada, a Volkswagen poderá ter que comprar de volta os veículos em causa.
Contudo, apesar deste recuo, o grupo Volkswagen afirmou em comunicado que continua a
"trabalhar com a CARB e com a EPA (agência federal norte-americana para a protecção do ambiente) de forma a garantir a aprovação de uma resolução técnica para os nossos veículos o mais rápido possível".
Nos Estados Unidos existem 85 mil veículos equipados com este motor V6 3.0 TDI - 16 mil dos quais no estado da Califórnia – usado nos Audi A6, A7, A8, Q5 e Q7, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg (na imagem) comercializados entre 2009 e 2016.