A caixa automática PDK de sete velocidades com dupla embraiagem surgiu há 15 anos e, desde essa altura, já equipou 26 milhões de veículos do Grupo VW. Tudo começou no mundo da competição, quando surgiu em modelos marcantes como o Porsche 956/962, que coleccionaram vitórias nas 24 Horas de Le Mans (e não só) e no Audi quattro que marcou uma época no Campeonato do Mundo de Ralis.
Tudo passa pela forma (então) revolucionária da engrenagem rápida de qualquer velocidade e a possibilidade de ser comandada de forma manual, inicialmente na alavanca tradicional e depois através de patilhas colocadas atrás do volante.
A caixa automática PDK foi montada pela primeira vez no R32, a versão mais desportiva do VW Golf de 2003, que debitava 240 cv de potência. Nessa altura apenas tinha seis velocidades e se contribuía para maximizar as performances, também ajudava a reduzir os consumos de combustível em cerca de 20% face a um modelo equipado com uma caixa automática tradicional com conversor de binário.
Ao longo dos últimos 15 anos esta transmissão afirmou-se pelas suas qualidades únicas, garantiu a confiança do mercado e, actualmente, segundo a VW equipa cerca de 80% dos VW Golf que são produzidos…