O Bugatti Chiron acaba de bater um recorde do mundo com Juan Pablo Montoya ao volante. Depois de ter
acelerado dos 0 aos 300 km/h em apenas 13 segundos, a mais recente criação da marca de Molsheim provou que precisa de apenas 41.96 segundos para ir dos 0 aos 400 km/h e voltar aos 0, numa distância de 3.112 quilómetros.
Bugatti Chiron bateu recorde do mundo com Montoya ao volante
A marca dos 400 km/h foi alcançada logo aos 32.6 segundos, depois de 2,6 quilómetros. Nessa altura, o piloto colombiano de 41 anos, que soma passagens pela Fórmula 1 e pela NASCAR, fez uso dos enormes travões (discos carbocerâmicos e pinças em titânio) e da asa traseira para parar este "monstro" de 1500 cv, algo que demorou apenas 9.3 segundos e 491 metros.
Este é o
"tempo mais rápido de sempre medido oficialmente para esta manobra de condução num veículo de produção". São estas as palavras da marca francesa que pertence ao Grupo Volkswagen.
"É o primeiro passo na direcção de um novo recorde do mundo de velocidade para veículos de produção", pode ainda ler-se, recorde este que será tentado em 2018.
Recorde-se que Juan Pablo Montoya, que venceu o G.P. do Mónaco em F1, Indy 500 por duas ocasiões e as 24 Horas de Daytona por três vezes, entre outras, decidiu bater este recorde sem nenhum tipo de equipamento de segurança. Isto é, Montoya dispensou o uso de fato, capacete e suporte de pescoço.
Ainda assim, e apesar de tudo isto, Montoya ainda teve tempo para melhorar o seu recorde pessoal de velocidade máxima para os 420 km/h. A sua antiga melhor marca tinha sido conseguido com um IndyCar e estava fixada nos 407 km/h.
"O Chiron é um super desportivo que requer toda a atenção quando estamos atrás do volante. Mas ao mesmo tempo deu-me uma sensação de segurança e fiabilidade que me deixou relaxado e permitiu que aproveitasse estes dois dias com o carro", afirmou o piloto colombiano, que já só pensa num eventual convite para o recorde de velocidade para um veículo de produção que a Bugatti vai tentar bater em 2018.
"Espero que a Bugatti me convide para o seu recorde do mundo com o Chiron. De qualquer forma, vou reservar essa data no meu calendário", atirou Montoya.
O anúncio oficial deste recorde do mundo será feito esta terça-feira (dia 12) no Salão Automóvel de Frankfurt.