Steve Jobs, co-fundador da Apple, nunca foi conhecido por ser um entusiasta dos automóveis, e era quase sempre visto num Mercedes SL55 AMG. Por toda a internet corre o rumor de que Jobs tinha um acordo com a empresa de "leasing" para ir buscar um novo SL55 AMG a cada seis meses e deixar o "antigo".
Mas o facto de Jobs andar constantemente sem matrícula nos seus automóveis – para manter o anonimato – faz com que seja muito difícil provar esta "teoria". Ainda assim, é inegável que este modelo da Mercedes era o mais usado pelo co-fundador da Apple.
Mas aquilo que quase ninguém sabia é que Steve Jobs comprou um BMW Z8 em Outubro de 2000, modelo desenhado por Henrik Fisker e cujas linhas continuam a apaixonar os entusiastas automóveis.
A BMW construiu apenas 5.703 exemplares do Z8, sendo que apenas 2.543 unidades foram enviadas para os Estados Unidos. O modelo encomendado por Steve Jobs, que era um conhecido apreciador do design alemão, contava com um acabamento em cinzento "titanium" e uma capota em preto, ainda que também viesse com uma capota rígida na mesma cor da carroçaria.
Este Z8, que soma apenas 24.462 quilómetros e que conta com uma matrícula da Califórnia onde se pode ler "JOBS Z8", foi do antigo "homem forte" da Apple até 2003, altura em que foi vendido ao seu actual dono, que pelo meio ainda o terá vendido a outro magnata da tecnologia, antes de o comprar novamente.
Agora, este Z8 que conta com um bloco V8 de 4,9 litros e 400 cv, vai a leilão (dia 6 de Dezembro em Nova Iorque) pela "mão" da conhecida leiloeira RM Sotheby’s, que estima que possa ser vendido por um valor próximo dos 350 mil euros.