A BMW vai apresentar a terceira geração do Serie 1 lá para Maio, mas já mostrou as imagens dos últimos testes realizado no circuito de Miramas, em França e, ao mesmo tempo, as primeiras informações sobre o novo modelo.
O novo Serie 1 partilha a plataforma com o monovolume Serie 2 e o SUV X1. A grande diferença passa pela tracção dianteira com os motores em posição transversal. Os mais "ferranhos" adeptos da marca bávara vão torcer o nariz, mas a maioria nem vai dar pela diferença, apesar da opção ter impacto no design da carroçaria, que conta com um capot dianteiro mais curto.
A nova plataforma tem vantagens no campo da habitabilidade. Os alemães reivindicam uma melhor habitabilidade, evidente ao nível dos joelhos dos ocupantes dos bancos traseiros (19 mm) e mais espaço numa bagageira onde o volume passou de 360 para 380 litros.
A BMW anunciou um sistema semelhante ao que equipa o eléctrico i3s para limitar a patinagem das rodas, posicionado directamente na unidade de gestão do motor em vez de estar associado à unidade de comando do sistema de controlo de estabilidade (DSC). Segundo a marca, esta proposta permite reduzir de forma significativa a subviragem característica dos "tudo à frente".
Estas são as primeiras novidades concretas sobre o novo modelo. Não há informações sobre a gama de motores, mas sabe-se que o Serie 1 vai contar com uma versão desportiva: o M135i conta com um novo bloco de quatro cilindros (adeus ao seis cilindros neste segmento) de 2,0 litros de cilindrada e 306 cv de potência. Esta versão conta com tracção total permanente XDrive.