A BMW anunciou que irá lançar um modelo com condução autónoma de nível 5 já em 2021!
"Nível 5" significa que se trata de um automóvel autónomo que dispensa por completo qualquer intervenção humana, sendo o nível máximo de autonomia…
"Estamos em vias de poder oferecer um modelo, em 2021, com os níveis 3, 4 e 5 de autonomia", garantiu Elmar Frickenstein, vice-presidente do BMW Group para a condução autónoma, numa conferência realizada em Berlim. A autonomia dos veículos está dividida em cinco níveis – nos Estados Unidos as autoridades rodoviárias usam apenas quatro –, estando a maioria das marcas ainda a trabalhar no nível 2, até pelos constrangimentos legais. Contudo, só nos níveis 4 e 5 se pode falar em condução realmente autónoma, sem intervenção humana.
A BMW deu passos de gigantes no avanço da tecnologia autónoma desde que, no Verão passado, estabeleceu uma parceria com a companhia israelita Mobileye, ex-associada da Tesla. De que se separou depois das polémicas em torno de alguns acidentes ocorridos alegadamente devido a falhas no sistema Autopilot (sistema considerado de nível 2 em termos de condução autónoma).
O nível 5 de autonomia significa que apenas temos de introduzir o destino a que pretendemos chegar e, independentemente do trânsito ou das condições meteorológicas, o carro leva-nos até lá sem qualquer intervenção humana. Neste último nível, o carro terá de ter total capacidade para ler a estrada e tomar decisões em fracções de segundo para se adaptar, travar, acelerar ou mudar de direcção
A BMW é a primeira marca a anunciar o lançamento de um modelo autónomo do nível 5 e, ainda por cima, para tão breve! Afinal, estamos a quatro anos… No início deste ano, na feira de electrónica de Las Vegas, a marca de Munique já exibiu um Série 5 com capacidades autónomas (nas fotos), mas ainda classificado apenas como nível 2.