O calendário está bem definido e, embora a carrinha da Série 5 seja sempre a versão mais aguardada, a BMW vai fazer-nos esperar mais algum tempo até revelar a geração designada por G31: a primeira aparição pública apenas acontecerá nos primeiros dias de Março do próximo ano, no salão de Genebra. Ou seja, dois meses depois do baptismo público da
nova berlina Série 5 (G30), com estreia marcada para o salão de Detroit, logo na entrada do novo ano.
É, contudo, natural que, tal como sucedeu com a berlina, a marca divulgue imagens do novo Série 5 Touring bastante antes do salão de Genebra. Mas não se espera que o faça antes de Janeiro, de forma a não roubar o protagonismo que pretende dar à nova berlina. Tudo pensado ao milímetro…
Como seria de esperar, a nova Série 5 Touring segue o "design" da berlina, devendo manter dimensões semelhantes às da actual geração, eventualmente com mais uns milímetros. Mas irá ganhar um ar mais dinâmico pelas alterações estéticas introduzidas na última geração da berlina, com o alargamento do "duplo rim" da grelha da BMW, agora ligada às ópticas mais rasgadas e com LED’s nas luzes diurnas, mais as entradas de ar de maiores dimensões.
Por outro lado, dado que irá, também a Touring, utilizar a plataforma CLAR – a Cluster Architecture que é usada para todos os modelos de tração traseira ou integral –, deverá beneficiar de significativa redução de peso. Aquela plataforma destaca-se pelo recurso a materiais mais leves, tendo conseguido baixar, na berlina, 100 kg em versões equivalentes, dos quais 70 kg só no chassis! Calcula-se que os ganhos na Touring da geração G31 sejam semelhantes.
Como facilmente se imagina, a BMW não divulga quaisquer informações sobre a futura carrinha Série 5, como se fosse um modelo… inexistente, o que é compreensível. Mas há muita coisa que não deverá ser diferente do que já é conhecido relativamente à berlina, nomeadamente a nível de motorizações: começará com o 520d de 190 cv e também deverá conhecer a versão de topo, com o M550i de tracção integral e 462 cv.
Mas também é de esperar que conte com a variante híbrida plug-in 530e Performance, com um motor eléctrico de 65 kW (equivalente a 88 cv) associado a um dois litros turbo a gasolina de 184 cv, para uma potência combinada de 252 cv. E a capacidade de percorrer até 45 km no modo puramente eléctrico.
Resta saber que trabalho terá feito a BMW na parte traseira do novo Série 5 Touring, se terá aumentado a volumetria da mala (actualmente varia entre os 560 e os 1670 litros), apesar de exteriormente a carrinha quase manter as dimensões inalteradas. Teremos de manter a curiosidade até ao início do próximo ano…