Ainda há pouco mais de dois meses a BMW apresentou o
Concept X7 (modelo que ilustra esta notícia) com que antecipa aquele que será o maior SUV da sua gama – versão definitiva a apresentar nos primeiros meses de 2018 – e já se fala que, afinal, a marca bávara poderá não se ficar por aqui e estar já a pensar num X8. Que seria algo ainda mais luxuoso mas não necessariamente maior, antes pelo contrário, para concorrer com o topo dos todos deste segmento em crescimento.
Klaus Fröhlich, responsável pelo desenvolvimento de produto da BMW, deu azo à especulação ao afirmar:
"Esse sector continua a crescer rapidamente e, portanto, haverá aí uma oportunidade. Talvez ainda seja cedo para falar de um X8 mas uma das primeiras decisões que tomei quando comecei a trabalhar na estratégia de produto foi pegar num X5 e fazer o X6".
Para bom entendedor meia palavra basta, embora o X8 não deva ser propriamente uma versão "coupé" do X7, pois nem faz sentido, já que este será um SUV tamanho XXL, com três filas de bancos e sete lugares. Ao que consta, há duas correntes de pensamento quanto ao que o X8 deverá ser. Há a que defende que a opção mais sensata é ser uma versão ainda mais longa do X7 para se bater com os SUV americanos, como os Cadillac ou Lincoln e também, segundo Fröhlich,
"porque podemos precisar de um carro desses para a China".
Mas parece haver também quem defenda, dentro da BMW, que este X8 devia ter um ar mais dinâmico que o X7, eventualmente até com uma distância entre eixos ligeiramente menor e apenas com quatro lugares individuais, para se bater no topo do luxo com modelos como os mais luxuosos
Range Rover ou os
Bentley Bentayga e o futuro
Rolls-Royce Cullinam. Neste caso, o X8 estaria recheado de materiais de qualidade máxima e dos melhores e mais modernos sistemas de entretenimento para se tornar numa referência do luxo sobre rodas.
A decisão terá de ser tomada em breve, já que, a avançar com o X8 – como tudo indica que irá acontecer, pois a sigla até já foi patenteada –, a BMW quer comercializar o novo modelo em 2020, provavelmente com mecânica híbrida "plug in". E, consta, sob a nova designação iX8 que passará a identificar os modelos híbridos "plug in", devendo estrear-se no próximo X3 híbrido, a chamar-se iX3. Além do modelo híbrido, caso o X8 vá em frente terá uma vasta panóplia de motores que irá do quatro cilindros turbo de dois litros, aos majestoso V12 6.6 biturbo!