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Bloodhound SSC começa testes para chegar aos 1.600 km/h

16:00 - 25-09-2017
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O Bloodhound SSC é um projecto que procura bater todos os recordes de velocidade estabelecidos em terra e o seu grande objectivo consiste em ultrapassar a velocidade de 1.000 milhas horárias (cerca de 1.600 km/h). Depois de muitos avanços e recuos relacionados com os patrocinadores, o início dos testes está agendado para o dia 26 de Outubro no aeroporto de Newquay, na Cornualha, Reino Unido. 

O "veículo-foguetão" de 13,5 metros foi transportado para o sudoeste de Inglaterra e o primeiro passo será testar a eficácia da direcção, travões, sistemas electrónicos e admissão de ar do motor a jacto oriundo de um avião de caça Eurofighter Typhoon. Aos comandos vai estar Andy Green, um ex-piloto da Royal Air Force (RAF) e detentor do recorde de velocidade sobre a terra estabelecido em 1997 no deserto de Black Rock, onde chegou aos 1.227,986 km/h. 

Este teste poderá validar a passagem ao passo seguinte, que terá lugar em Hakskeen, na África do Sul, onde está a ser preparada uma pista especial para receber o Bloodhound SSC em 2018. Nessa altura a equipa pretende chegar às 800 milhas (1.287 km/h).  

Na teoria, o motor Rolls-Royce EJ200 a jacto só poderá levar o Bloodhoud SSC às 650 milhas (1.046 km/h), pelo que é necessário algo mais. Por isso será adoptado outro motor a jacto para permitir alcançar o objectivo do projecto. Os engenheiros pensam que os 1.600 km/h podem ser atingidos ao fim de 55 segundos, mas serão necessários dois minutos na fase de desaceleração,

a fase mais preocupante para os técnicos. Será necessário reduzir a velocidade de 1.000 para 800 milhas horárias, antes de activar um travão aerodinâmico, o que acontece em meros segundos. Quando a velocidade baixar para as 600 milhas, será accionado um pára-quedas supersónico para reduzir a velocidade até um nível em que seja possível activar os travões e parar o veículo. 

Tudo tem de ser muito rápido, porque para homologar o recorde é necessário que o objectivo seja atingido em dois sentidos de marcha e no intervalo de uma hora, o que exige uma capacidade de resposta da equipa de assistência, que terá de assistir e reabastecer o Bloodhound SSC. 

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