![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
O Bloodhound SSC é um projecto que procura bater todos os recordes de velocidade estabelecidos em terra e o seu grande objectivo consiste em ultrapassar a velocidade de 1.000 milhas horárias (cerca de 1.600 km/h). Depois de muitos avanços e recuos relacionados com os patrocinadores, o início dos testes está agendado para o dia 26 de Outubro no aeroporto de Newquay, na Cornualha, Reino Unido.
O "veículo-foguetão" de 13,5 metros foi transportado para o sudoeste de Inglaterra e o primeiro passo será testar a eficácia da direcção, travões, sistemas electrónicos e admissão de ar do motor a jacto oriundo de um avião de caça Eurofighter Typhoon. Aos comandos vai estar Andy Green, um ex-piloto da Royal Air Force (RAF) e detentor do recorde de velocidade sobre a terra estabelecido em 1997 no deserto de Black Rock, onde chegou aos 1.227,986 km/h.
Na teoria, o motor Rolls-Royce EJ200 a jacto só poderá levar o Bloodhoud SSC às 650 milhas (1.046 km/h), pelo que é necessário algo mais. Por isso será adoptado outro motor a jacto para permitir alcançar o objectivo do projecto. Os engenheiros pensam que os 1.600 km/h podem ser atingidos ao fim de 55 segundos, mas serão necessários dois minutos na fase de desaceleração,
a fase mais preocupante para os técnicos. Será necessário reduzir a velocidade de 1.000 para 800 milhas horárias, antes de activar um travão aerodinâmico, o que acontece em meros segundos. Quando a velocidade baixar para as 600 milhas, será accionado um pára-quedas supersónico para reduzir a velocidade até um nível em que seja possível activar os travões e parar o veículo.
Tudo tem de ser muito rápido, porque para homologar o recorde é necessário que o objectivo seja atingido em dois sentidos de marcha e no intervalo de uma hora, o que exige uma capacidade de resposta da equipa de assistência, que terá de assistir e reabastecer o Bloodhound SSC.