O lançamento do SUV Bentayga foi o "pontapé de saída" da estratégia delineada para a Bentley pelo seu presidente, Wolfgang Dürheimer, que quer vender 20 mil carros por ano em 2020. Objectivo ambicioso mas que não passa apenas por lançar novos modelos, tendo também de renovar os já existentes, em especial o emblemático Continental GT responsável primeiro do reerguer de uma Bentley que se encontrava em mau estado…
As imagens dos primeiros protótipos em testes dão-nos a ideia de uma silhueta mais alongada, o que tanto poderá significar um Continental GT mais comprido como um tejadilho ligeiramente mais baixo… Certo é que continuará a ser um 2+2, com lugares "habitáveis" na traseira, até porque a Bentley deverá mesmo avançar para a produção do desportivo de dois lugares baseado no protótipo EXP 10 Speed 6 apresentado há dois anos, no salão de Genebra.
É também daí que vem alguma inspiração estilística, nomeadamente no desenho da frente. Ao contrário do que exibia um dos protótipos apanhados em testes no norte da Europa, deverão manter-se as ópticas separadas na frente, embora com um desenho mais ovalizado, conferindo um ar mais dinâmico, em conjunto com o "capot" mais trabalhado e "mergulhante".
O topo-de-gama continuará a receber o motor 6.0 W12, agora com 608 cv como aparece no SUV Bentayga, mas também haverá uma variante mais evoluída do actual V8 4.0 turbo, com mais que os 529 cv actuais. Há ainda a possibilidade de o próximo Continental GT vir a contar com uma versão híbrida "plug-in", o que nem é complicado de fazer já que, partilhando a plataforma com o Porsche Panamera, poderá utilizar toda a mecânica das versões híbridas da berlina alemã, com duas versões à escolha: o Panamera E-Hybrid tem 462 cv mas o novo Panamera Turbo S E-Hybrid atinge os 680 cv!
Mais chocante para os indefectíveis da tradicional marca britânica poderá ser a perspectiva de ver entrar um motor… Diesel na dianteira de um Continental GT! Mais uma vez o "fornecedor" seria o SUV Bentayga que dispõe de um V8 4.0 biturbo de 435 cv. Aqui a ideia não é, obviamente, poupar a carteira dos proprietários de tão caros automóveis mas antes fazer com que consigam espaçar as idas à bomba para atestar os seus carros…
Em simultâneo com o Continental GT, a Bentley está já a desenvolver a segunda geração do Continental GTC, a variante descapotável que será lançada pouco depois, provavelmente ainda durante 2018. Irá manter a capota em lona, por uma questão de controlo do peso, numa versão de carroçaria que obriga sempre a reforços estruturais que levam a que a balança… se queixe.