Tanami Road, na região de Alice Springs, na Austrália, é um dos únicos locais do planeta onde se pode andar de automóvel sem qualquer limite. É, como se vê num painel, uma "open speed zone". Foi ali que a Porsche levou um 918 Spyder até aos 350 km/h.
Mas estas "aventuras" podem ter os dias contados. Nesta recta com cerca de 300 km o governo local está a pensar impor 130 km/h como limite, o que tem vindo a ser contestado quer pelos (poucos) habitantes locais, que têm tirado partido financeiro da presença de várias marcas, que aproveitam a estrada para testes de velocidade, quer por marcas como a Porsche cuja experiência pode ter despoletado a reacção de Michael Gunner, o recém-eleito ministro dos territórios do norte.
"O nosso objectivo é acabar com a ausência de limite de velocidade, de acordo com a opinião de médicos, enfermeiros e forças policiais, que consideram que não devem haver excepções aos limites de velocidade", afirmou o político.
Esta opinião é tanto mais surpreendente quanto o anterior governo tinha considerado que o número de mortes nesta estrada foram reduzidos depois de serem abolidos os limites de velocidade em 2014.
Austrália quer acabar com “estrada sem limites”