A ligação em rede é a chave para o futuro da mobilidade automóvel e a Audi avança com a proposta Car-to-X connect, onde, para já, estão disponíveis novos módulos de infoentretenimento e mapas digitais extremamente precisos realizados pela Here, que terão um papel muito importante na condução autónoma.
O Audi connect integra todas as aplicações e desenvolvimentos tecnológicos que ligam o veículo/condutor à internet, às infra-estruturas exteriores e aos restantes veículos. A marca de Ingolstadt vai propor um número SIM, com uma tarifa fixa, que reduz os custos com a diferenças de roaming nos vários países europeus. Para além disso, as chamadas de emergência ou de avaria passam a incluir novas funções de auxílio e assistência.
Os primeiros serviços Car-to-X, como informações sobre a sinalização rodoviária, perigos na estrada (só em alguns países da Europa) e sobre os semáforos (só em algumas cidades dos EUA), vão estar disponíveis ainda este ano.
Graças à recolha de dados por parte de um veículo permite a criação de uma base de informação, que poderá vir a ser partilhada com outros automóveis, criando um sistema digital colectivo. É um caminho que está a ser seguido por outros construtores,
nomeadamente a Jaguar.
Para poder gerar uma base de dados em constante actualização, a Audi vai introduzir a segunda geração da plataforma modular de infoentretenimento (MIB2+), compatível com os padrões dos telefones móveis LTE Advanced. Paralelamente, a marca alemã está a desenvolver a plataforma TTE-V, graças à qual os automóveis poderão interligar-se em rede de forma directa e interagir entre si. Ao mesmo tempo, e para potenciar a condução autónoma, a precisão dos mapas Here HD Live Map, integrados numa plataforma autónoma, permitem uma actualização e a acessibilidade a vários operadores.
Estas inovações ainda passam pelos comandos e instrumentação, que no futuro podem estar associados a uma "cloud" e suportados por um dash board programável, que integra dois ecrãs tácteis, capazes de gerir diversas funções – o mesmo é dizer que no futuro o condutor apenas terá que interagir com comandos digitais.