Há uma nova edição especial para celebrar as bodas de prata duma das carrinhas mais desportivas de sempre.
Chama-se Audi RS 4 Avant Edition 25 Years esta série limitada a 250 exemplares para a Europa com visual e decorações específicos para a diferenciar na estrada.
Não será apenas esse "detalhe" a realçar todo o seu poder: o V6 biturbo de 3.0 litros recebeu nova afinação que elevou a potência dos actuais 450 para 470 cv.
Quase certo é esta proposta manter-se como uma excelente companheira de viagem para aquelas famílias que mantêm um espírito livre para gozar o prazer de condução.
Continua a ser uma das carrinhas ultra-desportivas mais audazes de sempre desde a sua chegada às estradas europeias em 1999.
Para celebrar a data, a Audi optou por elevar a potência do V6 biturbo aos 470 cv e se o binário máximo continua nos 600 Nm, o mesmo não pode dizer-se no seu desempenho.
A "corrida" dos zero aos 100 km/hora baixa dos 4,1 para os 3,7 segundos, muito à conta da actualização do software da unidade de controlo da caixa automática sequencial Tiptronic de oito relações.
Verdadeiro míssil sobre rodas, chega aos 300 km/hora de velocidade de ponta, para depois ser desacelerado com os travões cerâmicos RS de série.
E sempre bem envolvido pela banda sonora emitida pelo escape desportivo RS Plus com as ponteiras em preto baço para maior distinção.
Há outras melhorias dinâmicas presentes, como a suspensão RS Sport Pro de série, que pode rebaixada manualmente até 20 mm.
O diferencial desportivo quattro reforça a agilidade da carrinha com o envio de mais potência ao eixo traseiro, especialmente quando está em causa o modo de condução Dynamic.
Exclusivo nesta série especial foi o aumento em dois graus do camber negativo do eixo dianteiro, assim como a montagem de braços de controlo mais rígidos para maior colagem ao alcatrão em curvas rápidas.
A insígnia germânica distingue ainda a subestrutura fixa no eixo traseiro para uma resposta mais precisa da suspensão.
Para conseguir o melhor desempenho, nada como montar nas jantes maquinadas em liga leve de 20 polegadas os pneus P Zero Corsa concebidos pela Pirelli para estrada e circuito.
E, como "oferta", há um kit constituído por um segundo jogo de jantes especiais do mesmo diâmetro para "calçar" pneus P Zero Trofeo RS semi-lisos para pista, e pelo Track Adrenaline da Pirelli.
Este sistema compreende sensores nos pneus que informam o condutor em tempo real sobre a pressão e temperatura, para optimizar a sua gestão em pista.
Sendo uma edição comemorativa, nada como pintar o RS 4 Avant Edition 25 Years no icónico Imola Yellow que decorava o RS 4 Sport original, sendo ainda dada à escolha os tons Nardo Gray e Mythos Black.
Outros elementos de estilo exclusivos são visíveis nos frisos das janelas laterais em preto brilhante, tom igualmente presente nos quatro anéis e no monograma da Audi, e na inédita incrustação preta nos farolins.
Os faróis Matrix LED equipam molduras escurecidas, que são específicas da linha RS, tendo-se optado por retirar as barras do tejadilho para dar à carrinha uma silhueta mais plana e desportiva.
Somam-se também vidros fumados com protecção solar, estando a assinatura do modelo gravada na superfície envidraçada entre os pilares C e D.
O pacote de aparência Carbon Matte, criado exclusivamente para esta edição, inclui em carbono fosco as lâminas dianteiras, abas laterais, extensões das soleiras, clip do difusor e caixas dos retrovisores laterais.
A bordo, condutor e acompanhantes são brindados com o número de cada carrinha, de 1 a 250, em fosco na consola central, antes de aperceberem-se da multiplicação dos toques a amarelo no habitáculo.
Todas as costuras adoptam este Imola Yellow, desde os bancos ao volante, sem esquecer a consola central, apoios de braços e alavanca da caixa de velocidades; até o RS 4 nos tapetes foi convertido para amarelo!
Os bancos desportivos RS, com costuras em favo de mel, apresentam uma combinação de pele sintética e tecido Dinamica em preto profundo.
Novidade é a personalização do painel de instrumentos com um fundo em branco através do interface multimédia MMI, numa homenagem ao Audi RS 2, cujos mostradores analógicos eram brancos.
Ainda sem preços para o nosso país, as encomendas na Alemanha abrem em Junho com um preço de partida de 142.905 euros
A acompanhar o lançamento está um cronógrafo com a mesma designação (e limitado a 250 unidades) a reflectir os vários detalhes presentes na carrinha.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?