A Audi aproveitou a passagem pelo Salão Automóvel de Frankfurt para apresentar ao mundo o novo elemento da família R8. Chama-se R8 RWS, de Rear Wheel Series, e é uma série limitada a apenas 999 unidades.
Disponível nas versões coupé e spyder, e tal como o próprio nome sugere, "deitou fora" a tracção integral do R8 convencional e adoptou um sistema de tracção traseira. O mesmo é dizer que este R8 RWS foi feito á medida dos "puristas" que procuram uma experiência de condução completa… e divertida!
"É uma edição especial limitada para clientes que apreciam o prazer da condução", afirmou o CEO da Audi Sport, Stephan Winkelmann.
"Com o motor V10 montado em posição central e com tracção traseira, leva o conceito de condução do R8 LMS de competição para as estradas", concluiu.
A potência continua a vir do bloco V10 naturalmente aspirado de 5.2 litros que já conhecemos do R8 convencional. Estamos a falar de uma potência de 540 cv e de um binário máximo de 540 Nm. Estes números permitem que este R8 radical acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.7 segundos (a versão Spyder cumpre este registo em 3.8 segundos) e que chegue aos 318 km/h (317 no caso da versão Spyder) de velocidade máxima.
É certo que se tivermos em conta os registos desta versão com os da variante com tracção integral, denominada R8 V10 Quattro, percebemos que o R8 RWS é 0.3 segundos mais lento a cumprir a aceleração dos 0 aos 100 km/h e 1.6 km/h mais lento no que à velocidade de ponta diz respeito.
Ainda assim, este R8 RWS tem tudo a ver com prazer de condução e como tal a principal preocupação da Audi foi colocar um sorriso na cara de todos quantos experimentam esta versão.
Esta mudança de configuração – de tracção integral para tracção exclusivamente traseira – permitiu ainda poupar 50 quilos face à variante "Quattro", deixando este R8 RWS com um peso total (seco) de 1590 quilos.