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Um jipe ao melhor estilo futurista para dar uns saltos na Lua… ou quem sabe em Marte! Foi o que apeteceu dizer quando o Aquela Máquina foi confrontado com o AI:TRAIL quattro no Salão Automóvel de Frankfurt, o membro mais novo dos quatros protótipos já desenvolvidos pela Audi sob o conceito AI.
Não sabemos se este protótipo "lunar", apresentado no certame alemão, poderá ser o ponto de partida para futuros modelos SUV ou crossover da marca germânica, mas certo é que ninguém fica indiferente às linhas deste 'fora de estrada' 100% eléctrico, que combina uma direcção automatizada com recursos invulgares.
Equipado com quatro motores eléctricos, distribuídos por outras tantas rodas, o Audi AI:TRAIL quattro apresenta uma potência combinada de 435 cv e um binário máximo de 1000 Nm.
Não foi especificada a capacidade da bateria que equipa este 'todo o terreno', mas a Audi afirmou que a sua autonomia oscila entre os 400 e os 500 quilómetros em piso alcatroado ou 250 quilómetros fora de estrada, para uma velocidade máxima de 130 km/hora.
A Audi também não indica a capacidade da bateria a bordo, mas afirma que o alcance de direção indicado é entre 248 a 310 milhas (400 a 500 km) em estradas pavimentadas ou 155 milhas (250 km) em terreno acidentado. A velocidade máxima é limitada a 130 km / h.
A carroçaria foi concebida de maneira a que todos os ocupantes tivessem uma visibilidade total através dos painéis envidraçados da frente, dos lados e do tejadilho.
Com 4150 mm de comprimento e 2150 mm de largura, e uma distância ao solo de 340 mm, o jipe está capaz de atravessar cursos de água com profundidades até meio metro.
A consola de instrumentos, que inclui apenas os sistemas de informação básicos necessários à condução, compreende um suporte na coluna da direcção para colocar um ‘smartphone’, sendo através dele que são controladas as funções e o sistema de navegação do veículo.
Estas opções técnica e estilística permitiram, dessa forma, que a viatura tivesse um perfil mais baixo, reforçando a visibilidade do condutor.
Estranho é o Audi AI:TRAIL quattro não comportar faróis tradicionais mas antes cinco drones com luzes LED, que podem ser colocados sobre a barra do tejadilho ou, mais surpreendente, pô-los a voar à frente do carro para iluminarem a estrada.
Se esta opção técnico-futurista parece já atirar-nos para os filmes de ficção científica, o que dizer quando esses drones transmitem as imagens captadas pelas suas câmaras para o ‘smartphone’ do piloto?
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