Embora nos últimos anos tenha vindo, aos poucos, a cair em desuso, algumas marcas continuam a "brincar" ao 1.º de Abril, com algumas invenções que primam pela inventividade, por vezes até pela… genialidade de antecipar soluções que muitos quereriam que já existissem.
Este ano um dos "primeiros de abris" mais originais foi o da Porsche que juntou passado e futuro. Porque no passado a Porsche produziu mesmo veículos agrícolas – foi num tractor e não no Cayenne que montou o seu primeiro motor Diesel –, foi recuperar esse pedaço de história e uniu-o ao futuro que prepara com a berlina eléctrica Mission E.
E assim "nasceu" o Mission E Tractor, um potente veículo agrícola de 700 cv e apto para carga rápida de 800 V e com toda a conectividade do Mission E. Capaz, certamente, de bons tempos numa volta ao Nürburgring mas, mais importante, com enorme potencial para lavrar um enorme campo num abrir e fechar de olhos… e sem emitir qualquer gás poluente. E a Porsche até fornece a "app" FastFarm, com actualizações meteorológicas a capacidade para o agricultor se ligar a colegas seus com outros Mission E Tractor!
De qualquer forma, a marca britânica levou o 1 de Abril a sério e até colocou um dos seu pilotos oficiais, Darren Turner, como o condutor deste "big wheels", à espera de muitos carros para esmagar! "Vencer Le Mans no ano passado foi fantástico, mas quando ouvi falar deste projecto não havia maneira de recusar", terá dito, supostamente, Turner. "Só espero que me arranjei uns belos automóveis para rebentar, porque este monstro dará conta do serviço!".
Já a Honda não se ficou por desenhos, nem mesmo por um belo trabalho de Photoshop e decidiu apresentar um CR-V em versão descapotável… mesmo! A VW que anunciou recentemente a construção da variante descapotável do T-Roc, mas a sério, não terá achado muita graça à brincadeira, mas a equipa de relações públicas da Honda nos Estados Unidos levou mesmo a cabo a transformação.
Já a revista francesa "Auto Plus" garantia que a Lamborghini irá vender, a partir de 2022, um desportivo com os mesmos 800 cv do Aventador mas de condução totalmente autónoma, ao ponto de nem volante ter! (Logo a Lamborghini que já fez saber que será a última das últimas marcas a ter um carro com condução autónoma…). Deliciosa era a justificação que, segundo a revista, o presidente Stefano Domenicalli tinha adiantado para o lançamento do carro autónomo: "Percebemos que a maior parte dos nossos clientes nem sabem guiar e só usam os seus Lamborghini para fazerem barulho para dar nas vistas nas cidades. Por isso, o nosso futuro Aventador autónomo terá um modo ‘Show’ que permite reduzir para primeira e dar umas ‘aceleradelas’ intempestivas e totalmente automáticas. Mas não será necessário conduzir".
Ainda no campo do barulho, quais os pais de família que não gostariam de fazer uma viagem sem os gritos dos pequenotes, lá atrás, "à bulha"?! Pois a Skoda inventou um revolucionário sistema que anula o som da discussão, integrado nos encostos de cabeça dos lugares dianteiros, deixando os gritos lá atrás e um ambiente pacífico entre os pais.
Um trabalho do "Scream Team" que conseguiu detectar exactamente a frequência que irritava os pais: "Testámos mil famílias em 16.000 km e identificámos os 80dB, o som equivalente a um aspirador, como o ponto mais insuportável para os pais", disse a responsável pelo projecto, April Fürst, ao apresentar o dispositivo Noise-Cancelling Headrest, bem explicado no vídeo disponibilizado pela marca.
Do Reino Unido chegam-nos ainda duas boas ideias, uma da Seat UK que aproveita os rumores de que as moedas escuras de 1 e 2 pence (de cobre) vão ser retiradas de circulação. A marca espanhola diz que lhes dará um novo uso, apresentando o Arona Copper Edition, com uma ranhura em que basta ir inserindo essas moedas de baixo valor para se ganharem alguns quilómetros extra no SUV citadino!
Por fim, até a BMW parece ter alinhado no espírito ao anunciar um novo extra para o recentemente lançado X2: nada menos que a decoração camuflada com que os protótipos andaram em testes, fugindo ao escrutínio visual das fotos-espia! Segundo a marca, trata-se de uma película que estará disponível nos concessionários da marca e que demorará quatro dias a ser colocada, para salientar as linhas musculadas do X2. Se bem nos lembramos era precisamente isso que esta camuflagem não queria fazer quando foi usada em testes… Mas pode sempre ligar para um concessionário BMW a pedir preços e condições de compra deste item, potencialmente poderá ter algumas respostas engraçadas!