Pesquisa
Tome Nota

Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024

21:25 - 22-12-2020
 
Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024
Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024Apple pode lançar 'eléctrico' autónomo em 2024

Analistas da indústria automóvel afirmaram, desde o primeiro momento, que o advento da automobilidade eléctrica iria trazer novos actores ao mercado, como é exemplo a Tesla

Um artigo avançado pela agência Reuters indica que a Apple poderá lançar, em 2024, o seu primeiro veículo eléctrico autónomo. 

Nada que surpreenda os mais atentos ao trabalho desenvolvido pela multinacional americana: em 2014, iniciou o Projecto Titan para o desenvolvimento de uma viatura electrificada.

Diversos obstáculos técnicos, acompanhados pela saída de pessoas fundamentais para o avanço desse veículo, levaram à suspensão do projecto. 

A Apple apostou antes no desenvolvimento de software e de tecnologias para a condução autónoma dirigidas à indústria automóvel. 

Fontes próximas da empresa, que optaram pelo anonimato, explicaram à Reuters que uma nova concepção da bateria, mais barata, pode revolucionar o seu acondicionamento e a autonomia dos veículos eléctricos. 

Aparentemente, esse design "monocelular" permite aumentar as células individuais da bateria, eliminando a necessidade de bolsas e módulos, com o consequente melhor aproveitamento do espaço ganho. 

Além disso, a multinacional estará também a trabalhar numa bateria de fostato de ferro-lítio, com menos probabilidade de sobreaquecer, logo mais segura, o que permitirá às viaturas ganharem maior autonomia. 

Claro que existem outros desafios a ultrapassar, como a montagem de uma cadeia de fornecimento fiável, e a procura de um parceiro para fabricar a viatura. 

A Magna International é vista como o parceiro ideal, tendo em conta a sua experiência na produção de modelos como os Jaguar I-Pace, Toyota GR Supra e Mercedes Classe G. 

E tem ainda a Tesla como exemplo das dificuldades que irá enfrentar, com a multinacional de Elon Musk a levar quase duas décadas para que modelos como o Model S ganhassem o interesse do mercado. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.