Paris quer acabar com os carros com motor a combustão até 2030, sendo que o derradeiro objectivo é que a capital francesa se torne "livre" dos dióxidos de carbono em 2050, numa altura em que os responsáveis das autoridades de saúde francesas estimam que só o álcool e o tabaco causam mais mortes prematuras que a poluição do ar.
"O transporte é um dos produtores de gás de efeito de estufa principais… então estamos a planear uma saída de veículos com motor de combustão ou veículos fósseis de energia, em 2030", afirmou Christophe Nadjovski, funcionário responsável pela pokítica de transportes na câmara parisiense, em declarações à rádio "France Info".
Recorde-se que os responsáveis da câmara de Paris já tinham anunciado que iam proibir automóveis com motorizações diesel em 2024, com o presidente francês Emmanuel Macron a prometer acabar com os veículos com motores de combustão interna até 2040.
Cerca de 40 por cento de todos os automóveis novos vendidos na França são diesel e o país continua a manter activos os incentivos que promovem esta tecnologia. Porém, Macron também já declarou que vai descontinuar estes incentivos fiscais já no próximo ano, uma medida que deverá ter um impacto imediato nas vendas dos diesel em França.
Mas Paris não está sozinha nesta luta. Mais três grandes cidades europeias - Barcelona, Londres e Estugarda (casa da Mercedes e da Porsche) – também já anunciaram que querem banir os carros diesel até 2024.
Mas recentemente foi a vez de Oxford também comunicar que a partir de 2020 a circulação de veículos a combustão ficará limitada a um número reduzido de estradas na cidade, criando aquela que será a primeira "zona zero-emissões". O objectivo dos responsáveis por esta cidade é que em 2030 só seja possível chegar aos principais pontos de interesse de Oxford num veículo eléctrico.
Também a Holanda se juntou a esta "luta", garantindo que até 2030 vai banir todos os automóveis alimentados a motor de combustão. O objectivo passa por reduzir as emissões em mais de 49 por cento durante os próximos 13 anos. É um objectivo ambicioso mas para se certificar que é cumprido o país do norte da Europa já confirmou que vai investir quase 5 mil milhões de euros para ajudar nesta transição.
Todas as cidades parecem caminha no mesmo objectivo, o da implementação de regras rígidas quanto à utilização de automóveis com motores a combustão. Contudo, importa reflectir acerca do facto de estarmos a falar de objectivos a longo prazo, sendo que terão que passar pelas mãos de vários governos até serem implementados. E isto poderá atrasar algumas decisões…