Com a população confinada em casa um pouco por todo o mundo ocidental, devido à pandemia do Covid-19, não deixa de ser surpreendente a notícia da apreensão de 40 automóveis.
Há menos de duas semanas, a polícia italiana arrestou 30 carros roubados na Grande Toronto, Canadá, nos portos de Salerno e Gioia Tauro.
As viaturas, avaliadas em mais de 1,5 milhões de euros, estavam devidamente acondicionadas em contentores para seguirem para a Turquia e a Líbia.
Alertadas as autoridades canadianas, a polícia regional de York apreendeu em Montreal mais dez veículos há uma semana, quando estavam já prontos para serem "exportados" para Itália.
Um BMW M6 descapotável, um Mercedes-AMG GLC Coupé e um Chevrolet Camaro foram alguns dos exemplares descobertos, misturados no meio de muitos SUVs Land Rover, Hyundai e Honda.
Gioia Tauro tem sido uma das escalas mais importantes para a "exportação" de automóveis roubados para a Líbia; naquele porto já foram apreendidos mais de uma centena de viaturas pela polícia italiana.