Apresentado em Julho deste ano, o AM-RB 001, criação da Aston Martin e da Red Bull, não deixou ninguém indiferente desde o primeiro minuto. Quer seja pelas linhas absolutamente radicais ou pelo desejo dos engenheiros (com Adrian Newey à cabeça) de garantir uma relação peso/potência de 1:1, 1 cv por cada kg, este projecto promete, e muito!
Mas agora há dados novos na mesa, e se a expectativa já era grande, agora ainda mais. É que Adrian Newey, um verdadeiro mago da engenharia e responsável técnico deste híper-desportivo, adiantou em entrevista ao "The Wall Street Journal" que o AM-RB 001 vai acelerar dos 0 aos 321 km/h em apenas 10 segundos. São números que impressionam e que só são possíveis graças a este design exclusivo e a um sistema de suspensão bastante avançado.
"A chave vai ser a suspensão activa deste carro", afirmou Newey. Essa suspensão activa vai permitir ao AM-RB 001 mudar a sua "personalidade" e o seu comportamento conforme as exigências. Em pista, a suspensão será naturalmente mais baixa e mais rígida, ao passo que em estrada, será ligeiramente mais "suave". Trata-se de um sistema revolucionário.
"Nada remotamente semelhante alguma vez foi testado num carro de estrada", afirmou David King, um dos engenheiros responsáveis pelo projecto.
"Os números que estamos a conseguir no simulador são fantásticos", concluiu.
Apesar destes dados serem impressionantes, ainda são muitas as dúvidas em torno desta "máquina" que só chega em 2018, a começar no motor. Com base
nos currículos pretendidos pela Red Bull Advanced Technologies para tornar este híper-desportivo, que "pedia" engenheiros mecânicos de projecto especializados em propulsão híbrida, é certo que este AM-RB 001 será um híbrido, à imagem do que acontece com o Ferrari LaFerrari, Porsche 918 Spyder e o McLaren P1.
Também certo, para já, é que este AM-RB 001 será bastante exclusivo. Andy Palmer, CEO da Aston Martin, já garantiu que não serão feitos mais do que 150 exemplares, sendo que 25 serão versões mais "hardcore", destinadas para o uso em pista. Quanto ao preço, deverá situar-se entre os 2,6 e os 4,0 milhões de euros (antes de impostos) e já há quem esteja disposto a avançar, mesmo que a versão final não tenha sido mostrada.