Dos construtores automóveis, a Audi foi o que, até agora, mais patentes registou para o avanço da tecnologia da condução autónoma, embora ainda a considerável distância da Bosch. E no salão de Frankfurt exibe a sua aposta num futuro em que a Inteligência Artificial poderá tomar conta dos nossos carros para nos proporcionar mais tempo livre, com dois "concepts" que seguem o mesmo propósito de formas bem distintas: o Aicon e o Elaine, reinterpretação mais avançada do e-tron Sportback.
O Aicon assume, sem temores, o sempre pesado epíteto de "carro do futuro", sendo uma enorme e luxuosa berlina 2+2 de condução totalmente autónoma… sem volante nem pedais! Só para se ter uma ideia, é bastante maior que um A8 longo, com mais 24 cm entre eixos (3,470 m), medindo 5,444 m de comprimento, 2,100 m de largura e 1,506 m de altura. O seu desenho é, contudo, profundamente diferente, graças a à arquitectura eléctrica que permite aproveitar todo o espaço, ao ponto de ter duas bagageiras, à frente e atrás, num total de 660 litros.
Com quatro motores eléctricos, um em cada roda, a Audi privilegiou a autonomia no Aicon, limitando-o a "apenas" 353 cv e 550 Nm, mas garantindo que consegue andar 700 a 800 km com uma só carga. E isso é importante neste conceito pois, assim que as grandes portas se abrem, de par em par, os ocupantes entram numa "cápsula" de bem-estar e tranquilidade, não tenho de se preocupar com mais nada. Assim será o mundo quando os carros atingirem o Nível 5 de condução autónoma… o que ainda está bem longe!
Aicon e Elaine: Audi bisa na visão de um futuro autónomo!
Os dois bancos dianteiros podem mover-se e rodar até 15º, facilitando o acesso ou criando uma espécie de "lounge" para uma conversa a quatro durante a viagem. O Aicon tem vários modos de ser comandado, manualmente através de superfícies tácteis, por voz ou simplesmente com os olhos, pois o carro consegue controlar em permanência para onde o passageiro está a olhar! Pode descansar, ver um filme ou navegar na Net, tendo até a possibilidade de projectar o que está no ecrã central em todo o pára-brisas. A luz ambiente também é controlável, através do vidro do tecto panorâmico.
Outro ponto em que o Aicon anuncia grandes progressos é na iluminação LED, já que este "concept" não tem faróis nem ópticas traseiras convencionais… Em vez disso tem vastas superfícies digitais com centenas de pixéis triangulares que permitem grafismos, animações e até passar informações a todos os que estão à sua volta. Quanto aos máximos, não esqueçamos de que se trata de um automóvel totalmente autónomo, podendo confiar nos sistemas de laser e radar que "vêem" na perfeição no escuro!
Para o conforto dos ocupantes (que serão todos passageiros), o Aicon tem suspensão pneumática, enquanto actuadores eléctricos anulam as inclinações da carroçaria. Este é um carro imaginado pela Audi para existir num mundo em que os carros autónomos sejam já uma banalidade e se o Aicon se centrou no conforto e tranquilidade em longas viagens, a Audi promete mais protótipos de condução totalmente autónoma virados para outras temáticas.
Mais realista, embora ainda algo distante no tempo, é o segundo protótipo mostrado em Frankfurt. O Elaine é uma evolução do e-tron Sportback mostrado no salão de Xangai e que está já muito perto da versão de produção daquele que será o segundo modelo totalmente eléctrico a lançar pela Audi, em 2019. A principal diferença é que o Elaine recebe um sistema de condução autónoma de Nível 4, em que a intervenção do condutor é já bastante reduzida e praticamente dispensável. E esse é um nível que ainda está a bastantes anos e distância, por constrangimentos legais, das infraestruturas rodoviárias e da própria tecnologia…
Mas o caminho faz-se caminhando e é isso que a Audi mostra que o Elaine que dispõe o chamado "Highway Pilot" que, graças a um sistema de controlo mais poderoso e a sensores mais eficazes, permite que faça uma longa viagem numa auto-estrada por si próprio, mudando de faixas sem qualquer intervenção do condutor.
Neste protótipo, a Audi explora a sua aposta na Inteligência Artificial, ou seja, a capacidade do carro aprender aquilo de que o seu proprietário mais gosta (música, climatização, locais de estacionamento, serviços da Net, etc.), conseguindo integrar-se no seu mundo através daquilo que se designa por "Internet das Coisas". Ou seja, estabelecendo ligações com a casa ou outros aparelhos usados pelo condutor e respondendo a ordens por voz.
O Audi Elaine introduz ainda o conceito de Audi Fit Driver que é um dispositivo que se usa no pulso e fornece ao carro sinais vitais do condutor como batimentos cardíacos ou temperatura corporal. Se o dispositivo notar sinais de cansaço, consegue adaptar o carro para o ajudar, por exemplo com uma massagem energizante dos bancos, climatização especial, música apropriada e até propor-lhe exercícios respiratórios.
De resto, o Elaine é em tudo semelhante ao e-tron Sportback que já está próximo da fase de produção, anunciando até os mesmos valores para a parte mecânica: três motores eléctricos que debitam um total de 496 cv, oferecendo autonomia de 500 km e conseguindo aceerar até aos 100 km/h em escassos 4,5 s!