As reinterpretações de automóveis dos anos 50 e 60 estão mais na moda do que nunca e um dos mais recentes projectos é o da Aestec Design, que resolveu dar vida ao Porsche 904 GTS.
Fabricado entre 1963 e 1964, o Porsche 904 GTS continua a ser um dos modelos mais icónicos da marca de Estugarda. Esta recriação está longe de ser tão exclusiva, mas é muito especial. A ideia para este projecto nasceu na cabeça de Alex Schaeferhoff, fundador da Aestec Design, que assume que desde o primeiro dia que a ideia era fazer um automóvel inspirado no 904.
Schaeferhoff lembra ainda que este é um projecto independente e sem qualquer tipo de ligação à Porsche, tratando-se de um tributo ao fantástico 904 GTS, com padrões de conforto actuais e com a mais recente tecnologia.
Ao contrário do modelo original, que tinha um motor de quatro cilindros opostos que produzia 180 cv de potência, este Aestec GTS é alimentado por um bloco de seis cilindros de 3.2 litros que produz 280 cv. Ainda assim, se quiser algo mais radical, a Aestec pode montar um quatro cilindros turbo de 300 cv (do Porsche Cayman GT4) ou pode levar o bloco de seis cilindros até aos 400 cv!
O chassis também é "roubado" a um Porsche Boxter, ainda que tenha sido ligeiramente modificado. Destaca-se a nova suspensão da KW, os travões Brembo e claro, um interior elegante com bancos desportivos Recaro, acabamentos em Alcantara e vários detalhes em fibra de carbono exposta.
Apesar de ser inspirado num modelo dos anos 60, este Aestec GTS conta com "modernices" como ar condicionado, sistema de infoentretenimento compatível com Apple Car Play e vários ajudas à condução.
O preço base é de 160 mil euros, antes de impostos, mas varia de acordo com o nível de personalização que cada cliente queira e a motorização escolhia. O prazo de entrega ronda os 12 meses.