Miguel Oliveira vai alinhar na RNF, equipa satélite da Aprilia, nas próximas duas épocas, depois dos quatro anos no Mundial de MotoGP pela KTM.
Foi a própria formação italiana a anunciar a contratação esta terça-feira, com o piloto português a ter como colega o espanhol Raul Fernandez, da Tech3.
Na KTM, Miguel Oliveira vai ser substituído pelo australiano Jack Miller, que se junta ao sul-africano Brad Binder na equipa de fábrica.
"A Aprilia Racing e a RNF confirmam que Miguel Oliveira e Raul Fernandez vão estar na equipa na próxima temporada", refere a equipa em comunicado.
Miguel Oliveira, de 27 anos, termina contrato no final da temporada com o construtor austríaco. Estreou-se no MotoGP em 2019 pela subsidiária Tech3, para dois anos mais tarde rumar à equipa principal de fábrica.
O piloto de Almada é o actual décimo classificado no Mundial, com 85 pontos, menos 115 do que o francês Fabio Quartararo, líder e campeão do mundo.
Conta, no currículo, com quatro vitórias na principal categoria do motociclismo de velocidade. Depois de ganhar nos circuitos de Portimão e Estíria em 2020, venceu em Barcelona em 2021, e na Indonésia na presente temporada.
O nono lugar alcançado em 2020 foi a melhor classificação que conseguiu no Mundial de MotoGP, tendo sido 14.º em 2021, e 17.º no ano de estreia.
Antes de chegar à MotoGP, Miguel Oliveira sagrou-se vice-campeão do mundo de Moto3 em 2015, e de Moto2, em 2018, em ambos os casos pela KTM.
A equipa malaia RNF Racing estreou-se em 2022 no campeonato de MotoGP, em parceria com a Yamaha, tendo, a partir do próximo ano, acordo com a Aprilia.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?