Pesquisa
Actualidade

A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!

11:01 - 03-04-2017
  156
A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!
A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!A morte lenta da Lancia… segundo Marchionne!
A Lancia, marca italiana que gozou de enorme prestígio ao longo de inúmeras décadas, com fortíssima imagem construída de dezenas de sucessos nos ralis do Mundial, está por um fio… E só o estranho sucesso que o único modelo que actualmente comercializa vai conhecendo em Itália a salva da morte anunciada.

No panorama automóvel, a Lancia é actualmente um caso único, embora não pelas melhores razões: não há nenhuma outra marca que, de momento, comercialize… um único modelo, como sucede com a marca italiana que pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobile (FCA) que apenas vende o Ypsilon. Não deixa, aliás, de ser de uma fina ironia que ainda no salão de Genebra tenha apresentado uma série especial do Ypsilon a que chame… Unyca!

Em 2016 a Lancia vendeu, em Portugal, 35 unidades quando, em 2000, vendera 2613, o dobro da Alfa Romeo… O total desinvestimento na marca e a falta de produto fez com que a Lancia fosse morrendo aos poucos, apenas ainda existindo por um fenómeno de sobrevivência pura no mercado interno: com 66 mil unidades vendidas no ano passado, o Ypsilon ainda é o segundo modelo mais popular em Itália, a seguir ao Fiat Panda! Um resultado que faz com que a Lancia, em Itália, só com um modelo, venda mais que qualquer das três marcas "premium" alemãs e… o dobro da Alfa Romeo!

O seu futuro parece, contudo, traçado, depois das recentes palavras de Sergio Marchionne: "Tenho imensa pena de não poder financiar o relançamento da Lancia, mas nunca vi um projecto convincente desta marca e com potencial ganhador. Prefiro concentrar-me na Alfa Romeo e deixar ficar a Lancia, mesmo se me sinta muito ligado ao seu nome. Eu próprio comprei recentemente um velho Delta Integrale, mas refazer hoje algo à sua altura não é imaginável…".

Estas palavras são quase uma sentença de morte à marca fundada por Vincenzo Lancia, em Turim, em 1906. Acabou, pois, de comemorar os 110 anos… Especializada desde o início no fabrico de veículos de luxo mas também de versões desportivas, seria vendida ao industrial dos cimentos Carlo Pesenti em 1958 que acabaria por a passar ao Grupo Fiat, em 1969.

Apesar de não se mostrar disposto a investir na recuperação da centenária marca, Marchionne afasta, contudo, o cenário de vender a Lancia. A marca de Turim continua, assim, sem futuro à vista e com um presente agarrado por um ténue fio que depende apenas do sucesso que o Ypsilon continue a ter no mercado italiano!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Mário Nunes   22:57 - 05-04-2017
VOTAR
Uns idiotas durante anos fizeram o Delta e depois mataram-no.
Alfa Romeo o unico que me convencia era o 156 ou o 159 dos novos nem um gosto.
As vezes basta copiar o passado para vender.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.