A Toyota desligou-se definitivamente da Tesla, ao vender as últimas acções que ainda detinha na empresa norte-americana. A transacção final foi efectuada em finais de 2016 mas só agora revelada, colocando um ponto final no que chegou a parecer uma promissora parceria, estabelecida em 2010, para o desenvolvimento conjunto de veículos eléctricos.
Não se pense, contudo, que a Toyota saiu propriamente de mãos a abanar, tendo feito talvez um dos melhores investimentos da sua história, já que conseguiu valorizar o capital inicial cerca de… 24 vezes nestes seis anos! Dos 50 milhões de dólares investidos em acções da Tesla, em Julho de 2010 (cerca de 44,5 milhões de euros, ao câmbio actual), a Toyota recebeu, entre as acções que já vendera em 2014 e as que alienou agora, um total a rondar os… 1200 milhões de dólares (1066 milhões de euros)!
Foi em 2010 que Elon Musk convidou Akio Toyoda, presidente da Toyota, a visitá-lo na sua casa da Califórnia. Na altura, convenceu Toyoda a experimentar o seu único modelo, o Roadster – basicamente um Lotus Elise com mecânica eléctrica –, e o japonês ficou de tal forma espantado com o que sentiu e com os planos de Musk que ambos avançaram para o negócio: a Toyota comprou 50 milhões de dólares em acções da Tesla e vendeu a Musk uma fábrica que fechara na Califórnia por 42 milhões, preço de saldo!
Além disso, estabeleceram uma parceria para que a Tesla construísse uma versão eléctrica do RAV4 e, diz-se, colaborasse numa variante eléctrica do SUV RX da Lexus. O RAV4 EV foi uma realidade, mas não foi um sucesso e terá havido grandes fricções entre os engenheiros de ambos os lados, a verdade é que a parceria não correu nada bem e as relações foram esfriando, também à medida que a Tesla ia avançando com os seus próprios projectos.
"A nossa parceria com a Tesla já terminou há algum tempo e, desde então, não houve grandes desenvolvimentos nessa frente, pelo que achámos que era altura de vendermos as acções restantes", disse Ryo Sakai, porta-voz da Toyota que desde Novembro passou a ter um novo departamento dedicado apenas à estratégia da mobilidade eléctrica.
Mas não foi só a Toyota a ganhar muito dinheiro com a Tesla. Também a Daimler (casa-mãe da Mercedes) tinha comprado acções um ano antes da marca nipónica, também já as tendo vendido com ganhos astronómicos. Numa primeira fase, em 2014, a Toyota ganhou 700 milhões de dólares e a Daimler 800 milhões com a venda das acções da Tesla, tendo a marca nipónica somado mais 500 milhões com esta última tranche!
A Mercedes usou ainda os conhecimentos da Tesla para os avanços feitos nos smart fortwo ED e no Mercedes Classe B Electric Drive, além de ter fornecido alguns componentes para o Model S. Mas não se pense que só a Toyota e a Mercedes ganharam, pois o envolvimento destas duas marcas foi decisivo para a Tesla: não fosse o investimento inicial da Mercedes e da Toyota, é muito provável que a marca de Elon Musk tivesse, na altura, entrado numa situação de bancarrota e não fosse o que é hoje... Ou seja, um negócio em que todos ganharam!