A Volkswagen divulgou esta quarta-feira os primeiros detalhes e um pequeno vídeo do novo SUV T-Cross, previsto para a Primavera do próximo ano. Pensado e criado para se situar abaixo do T-Roc na gama da marca de Wolfsburgo, o T-Cross tem como principal adversário Nissan Juke.
Podemos olhar para este SUV como uma espécie de um Polo mais alto e robusto, sendo que as medidas ligeiramente maiores vão permitir um habitáculo desafogado e um volume de carga líder neste segmento.
Do exterior pouco ou nada se sabe, já que as imagens divulgadas pela Volkswagen revelam um modelo coberto por uma camuflagem cerrada (e colorida!) que não nos permite antecipar as linhas que estão por baixo. Ainda assim, espera-se uma linguagem de estilo que mantém a mesma linha do "irmão" T-Roc.
Se a Volkswagen tem feito um esforço para manter o exterior escondido, o mesmo se pode dizer do interior. Porém, sabe-se que o habitáculo deste SUV será marcado por várias opções de decoração coloridas e pelo sistema de infotainment mais recente da marca alemã. O sistema de carregamento por indução e as quatro portas USB presentes dão nas vistas, mas é o painel de instrumentos digital (opcional) que rouba grande parte das atenções.
Apesar deste vir a ser o SUV mais barato do alinhamento da Volkswagen, contará com vários sistemas de segurança que prometem auxiliar os condutores. Falamos de assistente de permanência em faixa, monitor do ponto cego, sistema de aviso de trânsito dianteiro e alerta de trânsito traseiro.
A gama de motores será formada por três motores a gasolina TSI e um diesel TDI. A família a gasolina conta com um motor de 1.0 litro TSI que pode ter 95 ou 115 cv de potência. Quer procurar uma proposta mais potente pode optar pelo motor de 1.5 litros TSI com 150 cv. Já no campo dos diesel haverá apenas um bloco disponível, um motor TDI de 95 cv. Todos estes motores enviam a potência em exclusivo para o eixo dianteiro, já que não estão previstas propostas com tracção integral.
Tal como referimos acima, a estreia do SUV mais pequeno do alinhamento da Volkswagen está prevista para a Primavera do próximo ano.