Pesquisa
Actualidade

Volvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricos

10:34 - 26-01-2018
  95
Volvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon Musk
Volvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosVolvo bate Tesla na "corrida" dos camiões eléctricosTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon MuskTesla Semi, o camião eléctrico da marca de Elon Musk

A Volvo vai antecipar-se à Tesla e começar a vender camiões eléctricos já no próximo ano, começando mesmo a ter alguns já em serviço experimental ainda este ano, na mão de alguns clientes seleccionados. A marca norte-americana pode ter marcado a agenda com a apresentação do Semi e diversos anúncios de largas centenas de encomendas, mas acaba por ser a sua concorrente sueca a chegar primeiro às estradas com a solução de transporte pesado não poluente!

Não foram necessárias grandes pesquisas para que a Volvo pudesse dar este passo, pois a marca sueca já tem a experiência de usar autocarros eléctricos e, desde 2010, de ter camiões híbridos em frotas de longa distância (nas fotos). A tecnologia já estava, pois, bem dominada, sendo apenas necessária adaptá-la às mais diversas exigências.

Com esta decisão de vender camiões eléctricos, a Volvo pretende dar um primeiro passo para alterar profundamente toda a forma como as cidades vivem, alterando hábitos, nomeadamente os da cargas e descargas.

"Utilizando camiões elétricos e mais silenciosos para transporte de mercadorias em áreas urbanas, respondemos a vários desafios ao mesmo tempo. Sem gases de escape e ruídos perturbadores, será possível trabalhar em centros urbanos mais sensíveis. O transporte também poderá ocorrer em períodos menos movimentados, por exemplo ao final da tarde e durante a noite", explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. "Isso irá reduzir o impacto nas estradas durante o trânsito em hora de ponta, permitindo que a rede de estradas e os veículos sejam utilizados de forma muito mais eficiente do que atualmente".

Segundo estudos recentes levados a cabo em Estocolmo, as cargas e descargas poderiam ser feitas num terço do tempo actual se tivessem lugar fora das horas de ponta. Mas, para isso, é fundamental que os camiões sejam o mais silenciosos possível, o que só a locomoção eléctrica permite. Embora não tenham sido dados grandes detalhes, a Volvo estará a preparar uma gama de camiões de motorização eléctrica, pois deverá abranger desde a distribuição urbana até às viagens maiores, interurbanas.

"Acreditamos na electrificação total para a distribuição urbana, num primeiro passo. Mas também estamos a trabalhar na electrificação para outras aplicações a nível de transportes. Isto é só o princípio!", garantiu Claes Nilsson que leva assim a Volvo a chegar ao mercado com camiões eléctricos antes da Tesla, cujo Semi só deverá estar pronto para as primeiras entregas em finais de 2019… mas sem garantias.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
alexandremgerson@gmail.com   01:46 - 29-01-2018
VOTAR
Que venha o futuru
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.