![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Os veículos de transporte de veículos de competição das grandes equipas foram sempre notáveis e começaram a popularizar-se nos anos 50, mas a Porsche foi sempre discreta a este nível e no final dos anos 60 os míticos 917 eram transportados em meros furgões Mercedes.
Hoje são os grandes camiões que fazem esse trabalho e só são notados pelas suas decorações. Mas, Igor Shitikov, um designer russo, tem uma proposta que não pode deixar ninguém indiferente. Assume o estilo do passado com a modernidade de um projecto mais do que arrojado.
A imagem remete-nos imediatamente para as carrinhas VW "Pão de Forma", apesar da grande volumetria, que poderia permitir instalar uma oficina e transportar dois "Moby Dick". Chamou-lhe "Volkswagen Renntransporter."
Os grandes vidros laterais aproximam a imagem dos camiões do passado com a modernidade do desenho de Igor Shitikov, que estava a terminar o seu projecto quando a marca alemã mostrou o Moby Dick dos tempos modernos. Mas entre a proposta do presente com 700 cv e o modelo original, o artista optou pelo verdadeiro Moby Dick que alinhou nas 24 de Le Mans em 1978. Muito dificilmente este projecto irá passar da teoria à prática. Nunca será construído, mas é uma pena!...