Pesquisa
Actualidade

Um VW Carocha a mais de 328 km/h!

10:01 - 24-09-2016
  32
Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!
Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!Um VW Carocha a mais de 328 km/h!
Este é o VW Carocha mais rápido da história, ao ultrapassar ligeiramente os 328 km/h! E não é de uma história qualquer que falamos, pois trata-se de um modelo já com quase sete décadas de vida – se descontarmos a pequena produção nos primeiros anos da II Guerra, quando ainda se chamavam KdF-Wagen…

Mas voltemos a este fantástico recorde estabelecido pelo Beetle LSR (de Land Speed Record, ou seja, recorde de velocidade terrestre), especialmente preparado para brilhar no festival World of Speed. Este acontecimento reúne, todos os anos, as mais incríveis tentativas de recordes mundiais de velocidades, tendo como palco a imensidão do lago salgado de Bonneville, no estado do Utah (Estados Unidos).

Este Beetle foi, obviamente, muito trabalhado para atingir velocidades impróprias… para um Carocha, mas o mais extraordinário é que o conseguiu com um normal motor 2.0 TSI, ou seja, o dois litros turbocomprimido e de injecção directa que se encontra na gama da VW. Claro que não estava no seu "estado normal", depois de várias alterações que incluíram um novo turbo e modificações ao nível da cabeça dos cilindros, pistões, cambota e bielas. O resultado foi um 2.0 TSI com… 550 cv e 571 Nm de binário!

Mas só isso não chega para manter o controlo do Beetle LSR num percurso de, pelo menos, uma milha (1,6 km) que tem de ser cumprido por duas vezes, em sentidos opostos e num espaço de tempo inferior a uma hora. Só assim a marca pode ser homologada. Para isso, este Beetle recebeu rodas e pneus especiais para poderem rodar sobre a superfície de sal, além de ter a carroçaria rebaixada. O diferencial autoblocante facilitou a tracção na fase de aceleração enquanto, no capítulo da segurança, o Beetle LSR recebeu um "roll-bar" completo, banco de competição com cinto de cinco apoios e… dois pára-quedas para ajudar na fase da travagem!

Na superfície lisa como uma mesa de bilhar de Boneville, este especialíssimo Beetle conseguiu os seus intentos e estabeleceu a velocidade na distância de uma milha em 328,195 km/h! Um novo recorde e mais um marco na longa história do VW Carocha que parece cada vez… mais jovem!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.