A situação política na Turquia é preocupante para a indústria automóvel. O país é uma ponte entre a Europa e a Ásia e tem atraído o investimento de grandes grupos do sector, que ali construíram fábricas importantes. Poucos sabem que a Turquia é o quinto maior produtor europeu de veículos automóveis e o 15º em termos globais.
O crescimento tem sido muito rápido e se tudo começou nos anos 60 com a fundação da Tofas (Turk Otomobil Fabrikas, A.S.) na cidade de Bursa, nos últimos 15 anos o investimento de grandes construtores na Turquia rondou os 12 mil milhões de dólares e a produção passou de 374 mil veículos em 2002, para 1,3 milhões em 2015.
Daimler-Benz, Fiat, Ford, Hyundai e Renault estão presentes no país onde são produzidos muitos veículos que são vendidos por toda a Europa, já que a Turquia absorve menos de 25% da sua produção, apesar do seu grande parque automóvel. Mas para além das fábricas também há centros de desenvolvimento criados no país como o que é gerido pela Ford em Otosan e o da Fiat em Bursa.
Estes investimentos são estratégicos para todos os construtores que operam na Turquia, pelo que todos estão muito atentos à evolução da situação política no país.