Pesquisa
Actualidade

Toyota criou robot companheiro de viagens

10:28 - 07-10-2016
  7
Toyota criou robot companheiro de viagens
Kirobo Mini em caso de travagem "violenta"
Se está farto de fazer viagens longas sozinho, a Toyota tem a solução para si. Trata-se de um pequeno robot que servirá de copiloto e que além de falar consigo, ainda o poderá alertar em situações em que a segurança do veículo esteja em causa.

Toyota criou robot companheiro de viagens


Anunciado pela primeira vez no Salão Automóvel de Tóquio deste ano, o Kirobo Mini vai custar 350 euros e poderá ser adquirido nos concessionários Toyota, sendo que os primeiros exemplares chegam já em 2017.

A Toyota apresenta-o como um "amigo do motorista", sendo que se o Kirobo Mini não estiver a gostar da sua condução (por ser pouco cautelosa, por exemplo) irá gritar para o alertar e vai falar consigo durante a viagem, para evitar que tenha sono.

Kirobo Mini em caso de travagem "violenta"


Mas os truques deste robot não se ficam por aqui. Está equipado com uma câmara interna que lhe permite ler expressões faciais e, com isso,
identificar o estado de espírito do seu "dono". E como bom copiloto que é, também será capaz de controlar os quilómetros percorridos e a autonomia do veículo.

Se ainda não estiver convencido, saiba que este robot é uma espécie de "irmão" mais novo do Kirobo, um robot que a Toyota desenvolveu e enviou para a Estação Espacial Internacional em 2013, ao lado do astronauta japonês Koichi Wakata. Diferenças à parte, as ambições deste Kirobo Mini são mais comedidas, e para ele basta que o deixe ser o seu "companheiro" de longas viagens.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.