![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Segundo o jornal americano "Detroit News", a Tesla pediu aos cerca de 400 mil clientes dos Estados Unidos e do Canadá mais 2.500 dólares (cerca de 2.150 €) para confirmarem uma encomenda pela qual já tinham desembolsado 1.000 dólares (cerca de 860 €) para garantir o veículo.
A ideia faz sentido para Elon Musk, que pode encaixar mil milhões de dólares (cerca de 860 milhões de euros). Mas para o cliente, mostra que comprar o "carro de sonho" pode ser um pesadelo...
Se a Tesla conseguir garantir esta injecção de capital, poderá contabilizar mais mil milhões de euros, o que poderia resolver muitos dos problemas de liquidez da marca americana, que não tem dinheiro para dilatar a sua capacidade industrial e responder a todos os projectos que enunciou.
Mas há mais. O "The Detroit News" afirma que aqueles que paguem para confirmar a sua opção serão separados em três níveis: o Model 3 "Long Range" de tracção traseira, depois o "Long Range" de tracção total e (sabe-se lá quando) o Model 3 "Performance", com um preço mais reduzido, que ninguém tem ideia quando estará disponível pois não há capacidade instalada para produzir um modelo que poderia dilatar as vendas. É esse o calcanhar de Aquiles da Tesla.
A marca tem de garantir a produção de 5.000 unidades/semana do Model 3. Só que, segundo a Bloomberg, esse número não conseguirá ir além das 3.400 unidades, apesar de a Tesla ter ampliado a sua capacidade de produção com instalações provisórias.
Mas se dilatar a produção é fundamental para a sobrevivência da Tesla, por outro lado também tem impacto nos EUA. Hoje a marca recebe 7.500 dólares de créditos fiscais por cada unidade, mas esse bónus irá cessar a partir das 200 mil unidades vendidas.