Pesquisa
Actualidade

SMART: 20 anos de irreverência e alguma loucura

11:27 - 30-06-2018
  15
Smart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anos
Smart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anosSmart faz 20 anos

O Smart é hoje uma referência ao nível dos veículos urbanos, mas tudo começou há mais de 20 anos com um projecto demasiado louco para a época. Foi um caso em que uma boa ideia poderia ter acabado mal, mas chegou ao sucesso.

Nos anos 70, os engenheiros da Mercedes começaram a pensar num super-compacto urbano. O tempo foi passando e os alemães tinham outras prioridades. Em 1989, Nicolas G. Hayek, o criador dos relógios Swatch, anunciou a intenção de avançar com um pequeno automóvel urbano, movido a electricidade. Na época a ideia pareceu absurda, mas a Mercedes aderiu ao projecto e de uma parceria com alguma controvérsia à mistura nasceu a Micro Compact Car AG., com sede em Biel na Suíça.

Era demasiado cedo para a mobilidade eléctrica, mas o projecto não parou. Mas o primeiro Smart só surgiu em 2007 no Salão Automóvel de Frankfurt, mas com um pequeno motor de combustão interna, que nada tinha a ver com a visão de Nicolas G. Hayek. A produção e vendas começaram em 1998, e no mesmo ano a Daimler-Benz AG assumia o controlo da empresa. A Swatch ficou de fora.

20 anos depois, o Smart City Coupé chama-se Smart Fortwo e a terceira geração está no mercado desde 2014, marcando presença em 46 países. Os 2,7 metros de comprimento, um diâmetro de viragem de 6,95 metros e toda a agilidade, são os grandes trunfos desta proposta, que hoje está assente numa parceria entre a Mercedes e a Renault, que também está na origem do Smart forfour.

Ao longo da história não é a primeira vez que a Mercedes recorre a este tipo de alianças. Já no início dos anos 2000 foi assim com a primeira geração do Smart forfour e do Smart Coupé e Roadster, produzidos na Holanda, com base numa plataforma Mitsubishi.

A originalidade da forma de todas as gerações dos Smart foi sempre um desafio para a criatividade e ao longo dos 20 anos de vida da marca surgiram algumas ideias mais ou menos loucas, que recordamos na nossa galeria. Muitas delas são tão curiosas que e poderiam ter tido sucesso, mas poucas passaram do projecto para o mundo real.

Não deixa de ser curioso que, 20 anos depois do motor de combustão interna ter salvo a ideia original de Nicolas G. Hayek, o futuro do Smart aponta para a via eléctrica, Hoje, apenas os motores eléctricos são vendidos no mercado americano e amanhã, tudo indica, todos os Smart serão eléctricos.

 

 

 

 

 

 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.