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SKYACTIV-X: Mazda reinventou o motor a combustão. Será que resulta?

17:34 - 19-07-2019
 
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Viajámos até à Alemanha, mais concretamente até aos arredores de Frankfurt, para conhecer as duas mais recentes novidades da Mazda: o CX-30 e o motor SKYACTIV-X. O primeiro é o novo SUV/Crossover da marca nipónica e vai situar-se entre o CX-3 e o CX-5. O segundo é um motor revolucionário que combina o melhor dos dois mundos, que é como quem diz, as vantagens de um motor a gasolina com as vantagens de um bloco diesel.

Este é o primeiro motor a gasolina de produção em série que usa as vantagens da ignição por compressão, tal como acontece com os blocos diesel. Começou a ser desenvolvido em 2013 e 2015, mas só surgiu agora, bem a tempo das metas de emissões que se vão apertar já em 2020.

Isto só é possível graças ao uso de uma mistura muito pobre entre ar e combustível, permitindo assim uma combustão muito mais eficiente e, por consequência, melhores registos de consumo e emissões. Para se ter uma ideia, esta mistura é entre duas a três vezes mais pobre do que a dos motores convencionais da actualidade e não era possível a ignição com um motor convencional de velas.

Recorde-se que a Mazda já usa relações de compressão muito altas nos seus motores SKYACTIV actuais com o objectivo de reduzir os consumos. Isso permitiu elevar ainda mais a relação de compressão ao ponto de que a combustão do combustível se produza por simples compressão.

Como funciona?

Esta mecânica parece complicada, mas na verdade, acaba por ser relativamente simples de entender. Ora vamos lá tentar explicar:

A Mazda desenvolveu o sistema SPCCI, ou "Spark Controlled Compression Ignition", tecnologia que está na base de toda esta motorização. Quando este motor funciona em registos mais "leves" ou sem grandes acelerações, é produzida uma mistura muito pobre de ar/combustível que é injectada na câmara de combustão. Logo de seguida é pulverizada ao redor da vela uma mistura mais rica de combustível. Esta faísca acaba por fazer aumentar a pressão na câmara de combustão e faz explodir a mistura mais pobre, garantindo assim uma queima muito mais eficiente e muito mais limpa.

Tal como referimos acima, a ignição SPCCI actua apenas em regimes mais baixos, quando a condução é mais suave. Contudo, e uma vez que a mistura tem muito mais ar (e menos combustível) do que num motor a gasolina convencional, é possível obter melhorias no consumo. Mas assim que decidimos "puxar" por ele, entra em acção o método tradicional de combustão e a "queima" passa a ser feita com mais combustível e com menos ar, tal como num motor normal.

Para que o condutor saiba sempre em que "modo" está a andar num determinado momento, a Mazda equipou o ecrã central com um grafismo que permite ir acompanhando esta variação. Importa ainda dizer que esta mudança é sempre feita sem que o condutor note.

E essa é, de resto, uma das coisas que nos impressionou. É que uma vez que se trata de uma motorização tão revolucionária, íamos preparados para que a condução fosse algo diferente do que estamos habituados. Mas não, é tudo… igual!

Tivemos oportunidade de conduzir um Mazda3 de última geração equipado com esta tecnologia, nos arredores de Frankfurt e durante cerca de 100 quilómetros, e podemos dizer que ficámos impressionados.

Recorde-se que este motor produz 180 cv de potência e 224 Nm de binário máximo (às 6000 rpm). Este motor surge ainda associado a um sistema Mild-Hybrid de 24 V da Mazda, que gera uma potência de desaceleração de 6 kWh e de aceleração de 4.8 kWh. A bateria de iões de lítio do sistema eléctrico está "arrumada" por baixo do banco do passageiro.

Sensações em estrada

A primeira coisa em que reparamos é no barulho, igual a um motor convencional a gasolina. Depois, os registos em regimes mais baixos. É aí que este motor se começa por destacar, já que temos sempre respostas muito positivas desde o arranque.

Depois, é impossível não reparar na suavidade do motor e da caixa de velocidades, que formam uma equipa vencedora. A Mazda encaixou o motor dentro de um cápsula de plástico para absorver ruídos e vibrações, e para manter a temperatura do motor sempre controlada. Isto traduz-se numa utilização muito suave e sem qualquer brusquidão, algo que nos deixou surpreendidos.

Os responsáveis da Mazda fizeram questão de destacar, por mais do que uma ocasião, que este é um motor pensado nas exigências de condução do dia-a-dia, e não numa utilização mais "performante" ou desportiva. Assim, podemos assegurar-lhe que este motor não é um velocista, mas destaca-se antes pela resposta optimizada e pela suavidade do seu funcionamento.

No percurso que a marca nos preparou, nos arredores de Frankfurt, andámos por estradas secundárias e fizemos vários troços de auto-estrada. A cumprir os limites de velocidades conseguimos bem abaixo dos 6,0 litros por cada 100 quilómetros, registo que se encaixa nos consumos anunciados pela marca, entre os 5,5 e os 6,9 l/100 km.

Por experimentar ficou a versão com caixa automática de seis velocidades, que na teoria deverá permitir um aproveitamento ainda melhor dos 224 Nm de binário. Porém, nessa versão, os consumos também devem disparar.

Passou no teste?

Em jeito de conclusão, é fácil afirmar que esta tem tudo para ser uma aposta ganha. Apreciámos a suavidade deste motor e o comportamento nos registos mais baixos. Tudo isto, aliado ao fantástico chassis do Mazda 3, que nós já conduzimos, tornaram esta numa experiência de condução muito confortável.

Não espere que este motor lhe proporcione uma condução muito desportiva, já que está mais focado na suavidade e na eficiência de consumos. E aí, pelo menos durante este primeiro contacto, podemos dizer que o SKYACTIV-X cumpre com o prometido.

Esta motorização tem chegada marcada ao nosso país para o próximo mês de Setembro, com o novo Mazda 3. Os preços arrancam nos 30.500 euros. Mas tarde, já em Novembro, este motor também estará disponível com o novíssimo CX-30, modelo que também tivemos oportunidade de conduzir durante esta estadia por terras germânicas.

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a a   11:47 - 23-07-2019
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Cilindrada do motor? Numero de cilindros?
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Paulo Mendez   09:31 - 22-07-2019
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6kwh de regerenação, 4kwh de aceleração? Motor revolucionário? tem um sistema diferente a baixas rotações, afinal tem baterias de litio,,,
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Paulo Mendez   09:31 - 22-07-2019
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6kwh de regerenação, 4kwh de aceleração? Motor revolucionário? tem um sistema diferente a baixas rotações, afinal tem baterias de litio,,,
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