Pesquisa
Actualidade

Shelby Mustang GT500 é o mais potente de sempre mas só chega aos 290 km/h

17:43 - 15-03-2019
 
Shelby Mustang GT500 é o mais potente de sempre mas está limitado a "apenas" 290 km/h

O ano de 2019 ainda vai no início mas se há modelo que está a despertar o interesse de todos é o novo Mustang Shelby GT500. Foi anunciado em Janeiro mas só fará a estreia completa no Outono, pelo que a Ford continua a libertar as informações relativas a este modelo a "conta-gotas".

A última informação a vir a público é a de que este Mustang Shelby GT500 terá uma velocidade electronicamente limitada a "apenas" 290 km/h. Dizemos "apenas" porque este é o Ford Mustang mais potente da história e porque a um automóvel com mais de 700 cv de potência se exige que chegue, pelo menos, aos 300 km/h.

Shelby Mustang GT500 é o mais potente de sempre mas está limitado a "apenas" 290 km/h

A Ford diz que o fez por um bom motivo: aumentar o rendimento em curva. Como bom "american muscle" que é, o Mustang é muito rápido em linha recta mas o seu grande calcanhar de aquiles são as curvas. A Ford está emprenhada em mudar isso e não se importa de perder velocidade de ponta para ganhar mais velocidade em curva.

O truque está na afinação aerodinâmica deste Shelby GT500, que será pensada para aumentar a carga aerodinâmica. "Este é o Mustang aerodinamicamente mais capaz que já fizemos", disse Steve Thompson, engenheiro da Ford Performance.

Com o "pack" Track Pack em fibra de carbono, que será um opcional do GT500, a asa traseira vai ser capaz de gerar mais de 225 quilos de força descendente à velocidade máxima, sendo que com o "aileron" de série este número baixa para os 172 quilos.

Outra das preocupações da Ford foi gerar mais capacidade de refrigeração para o motor e travões, sendo que para isso modificou radicalmente a configuração da dianteira, que aumenta a capacidade de refrigeração do GT500 em 30% por comparação com o Shelby GT350.

Por confirmar está a potência que vai sair do motor V8 sobrealimentado de 5.2 litros do Mustang Shelby GT500. A Ford já confirmou que terá "mais de 700 cv de potência", número que faz dele o Mustang de produção mais potente de sempre, mas este não é o número final.

Ninguém tem dúvidas de que esta será uma das propostas mais radicais de sempre tendo o Ford Mustang como base, mas há um grande problema, é que tal como acontece com o "irmão" Shelby GT350, também este GT500 não será vendido na Europa.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.