Pesquisa
Actualidade

Saiba como roubar um Tesla!

14:01 - 12-12-2016
  37
Saiba como roubar um Tesla!
Os níveis de conectividade e tecnologia presentes nos automóveis não param de aumentar, e se isso se traduz num aumento de funcionalidades que facilitam a vida aos condutores, também representa uma enorme vulnerabilidade a roubos (não só do próprio veículo como de dados que estejam gravados no sistema do automóvel).

É um dos maiores problemas que as fabricantes automóveis têm de enfrentar hoje em dia, mas não será certamente por falta de avisos, é que os especialistas em cibersegurança há muito que identificaram esta situação, garantindo que os carros serão alvos fáceis e apetecíveis para os "hackers".

Saiba como roubar um Tesla!


E acredite, este não é um problema de futuro. Hoje já é possível destrancar um automóvel e arrancar sem chave recorrendo apenas a um… computador. É precisamente isso que a Promon, empresa de segurança norueguesa, demonstra neste vídeo.

Benjamin Adolphi, desenvolvedor de software, e Lars Lunde Birkeland, director de Marketing da empresa, assumiram o papel de vítima e ladrão e mostraram que "entrar" na aplicação para iOS e Android da Tesla que permite verificar o estado da bateria, abrir as portas remotamente ou rastrear o carro era uma tarefa relativamente simples.

Adolphi, aqui no papel de "ladrão", criou um hotspot Wi-Fi gratuito junto a uma estação de carregamento Supercharger da Tesla que oferecia uma promoção de hambúrgueres a quem instalasse uma determinada aplicação. Depois das pessoas se registarem, era descarregado no smartphone um vírus que permitia a Adolphi ter acesso a esse dispositivo e registar, entre outras coisas, o nome de acesso e a password para a aplicação da Tesla.

Com esses dados, Adolphi passou a conseguir aceder remotamente ao veículo em causa, um Tesla Model S. E como a aplicação lhe mostra em tempo real onde o veículo se encontra, bastou esperar e escolher o sítio onde queria "roubar" o carro. De seguida, abriu as portas do carro e arrancou. Simples. E só com um "laptop"…

A Promon fez questão de emitir de imediato um comunicado a garantir que se trata de uma demonstração e que apenas quis mostrar o quão fácil é invadir a aplicação da Tesla. Resta saber o que Elon Musk e a sua equipa vão fazer para contornar este problema.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
hehehe   20:58 - 12-12-2016
VOTAR
titulo muito educativo.. parabens 'a redacao
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.