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Retrofuturismo? Um Alfa Romeo Giulia GT movido a electricidade

20:17 - 30-03-2020
 
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Retrofuturismo? Um Alfa Romeo Giulia GT movido a electricidade

Quem diria que a mobilidade eléctrica iria dar um novo fôlego aos "clássicos" de outrora. A Totem Automobili é o exemplo mais recente, com a restauradora italiana a electrificar por completo um Alfa Romeo Giulia GT Júnior.

No lugar do "fraquinho" bloco a gasolina de 1.3 litros, com 90 cv de potência e 115 Nm de binário, está agora um motor eléctrico de 525 cv e 940 Nm, alimentado por uma bateria de 50,4 kWh.

O resultado na estrada do "novo" GTelectric? Um "disparo" de 3,4 segundos dos 0 aos 100 km/hora e uma autonomia a rondar os 320 quilómetros.

Para começar, a preparadora transalpina despojou o carro de todos os seus elementos, tendo aproveitado apenas 10% do chassis original para fundi-lo com uma nova plataforma de alumínio para suportar os novos níveis de desempenho.

Em termos de segurança, uma novel barra de rolamento que não rouba espaço interior, e novas barras de alumínio, a substituir os pára-choques dianteiro e traseiro, reforçam a rigidez de toda a estrutura.

O chassis comporta agora uma suspensão dianteira MacPherson enquanto atrás, onde está instalado o motor eléctrico, optou-se por um sistema ‘multilink’.

O "clássico" está equipado com um jogo de amortecedores Bilstein bidireccionais ajustáveis, que poderá ser substituído opcionalmente por uma suspensão pneumática ou por uma controlada por via electrónica.

A carroçaria, completamente redesenhada mas mantendo o perfil do modelo original, foi construída em fibra de carbono para que o peso do desportivo fosse o mais baixo possível. 

Os novos faróis quadrúpulos em LED homenageiam os modelos 1750 e 2000 da insígnia italiana, optando-se atrás por farolins LED redondos em vez dos rectangulares originais.

Aos futuros proprietários é dada a possibilidade de personalizarem o carro a seu gosto, a começar pela configuração do posto de condução com as medidas exactas do condutor.

Os bancos e os painéis são revestidos com pele Nappa costurada à mão, com o painel de instrumentos a comportar mostradores digitais e a consola um ecrã táctil de infoentretenimento com 3,5 polegadas no melhor estilo "vintage".

O novo Alfa Romeo GTelectric, do qual não foi avançado um preço-base, viu a sua estreia travada para outras calendas devido ao adiamento do festival de velocidade de Goodwood.

Retrofuturismo? Um Alfa Romeo Giulia GT movido a electricidade

 

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