Pesquisa
Actualidade

Reino Unido já pensa na legislação dos carros autónomos

17:05 - 13-07-2016
  78
Reino Unido já pensa na legislação dos carros autónomos
O Reino Unido começou esta semana uma avaliação em vista às alterações das regras dos seguros e da regulamentação automóvel, para preparar a entrada dos automóveis autónomos nas estradas britânicas até ao ano de 2020. Esta "análise" deverá durar até meados do mês de Setembro.

O mercado dos automóveis autónomos vale mais de 1000 biliões de euros em todo o Mundo, de acordo com o governo britânico, mas precisa de ultrapassar vários obstáculos legais, sobretudo no que diz respeito à responsabilidade num acidente que envolva veículos de condução autónoma, uma das eternas questões quando se fala deste tipo de veículos e que recentemente voltou a ser discutida, na sequência do acidente fatal que envolveu um Tesla Model S de 2015 que estava no modo "piloto automático"

Na segunda-feira, os ministérios da economia e dos transportes do Reino Unido, garantiram que querem "varrer" todas as regras que bloqueiam os carros autónomos, incluindo as leis do Código da Estrada.

"A lei dos seguros vai ser alterada, para que no futuro, os condutores que ‘entreguem’ os comandos aos seus carros autónomos possam estar devidamente segurados. O Código da Estrada e a regulamentação terá de ser alterada para que os sistemas de condução que mudam de faixa na auto-estrada e de estacionamento remoto possam ser usados em segurança", pode ler-se no website do governo britânico.

Um porta-voz do governo acrescentou ainda que os automóveis com tecnologia de condução autónoma continuam a precisar de um condutor presente, que possa assumir a condução do veículo caso seja necessário.

O Reino Unido anunciou também que irá lançar um concurso no valor de 35 milhões de euros para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias que possam impulsionar o mercado dos automóveis autónomos.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.