O Jaguar E-Type, que em Março de 2011 celebrou 50 anos de existência, é considerado por todos um ícone dos automóveis britânicos e um dos grandes símbolos da década de sessenta. É presença garantida em todas as listas dos automóveis mais belos da história e convenceu uma das personalidades mais importantes da indústria: Enzo Ferrari, que o classifica como
"o automóvel mais bonito alguma vez feito".
Como tal, é escusado dizer que é um automóvel muito apetecível. Mas felizmente a Jaguar produziu cerca de 70 mil unidades ao longo de 15 anos, pelo que ainda é possível encontrar bons exemplares a preços justos…
Mas se pensa que por ser um ícone britânico o Reino Unido é o melhor sítio para encontrar um está enganado, pelo menos durante os próximos dias 25 a 27 de Novembro deste ano. É que a leiloeira RM Sotheby’s está a organizar um evento especial para o salão AutoClassica, em Milão, que vai contar com 21 Jaguar E-Type.
E existem modelos para todos os gostos. Desde versões coupé, a descapotáveis, passando por modelos 2+2, vai encontrar o que procura. O "catálogo" conta com veículos produzidos entre 1962 (o segundo ano de produção) e 1973 (o penúltimo ano antes do fim de ciclo) e os preços estimados vão desde os 7 mil euros (para um modelo de 1971 2+2) até mais de 100 mil euros, para um modelo de 1962.
Mas se o Jaguar E-Type não for o seu clássico de eleição, saiba que existem muitos mais modelos a leilão, entre eles 72 Porsche, 44 Ferrari, 24 Alfa Romeo, 29 Lancia, 23 Masearti e 17 Mercedes.