Pesquisa
Actualidade

PSA e Total unem-se para produzir baterias e investem 5 mil milhões de euros

19:30 - 04-09-2020
 
PSA e Total unem-se para produzir baterias e investem 5 mil milhões de euros
O grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel) e a petrolífera Total anunciaram esta sexta-feira a criação formal da ACC - Automotive Cells Company, uma "joint-venture" para a produção de baterias para veículos eléctricos, escreve o "Negócios".

O projeto, que havia sido anunciado em janeiro deste ano, visa criar "um ator mundial de referência no desenvolvimento e fabrico de baterias para a indústria automóvel, que começará a operar a partir de 2023", indica o comunicado.

O contributo da Total/Saft terá por base "a sua experiência em matéria de Pesquisa & Desenvolvimento e de industrialização", enquanto o grupo liderado por Carlos Tavares aporta "o seu conhecimento do mercado automóvel e de produção em massa".

Actualmente, quer o Centro de P&D de Bordéus e a fábrica-piloto em Nersac (na foto), ambos em França, "já se encontram numa fase inicial de operação, de modo a permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células de iões de lítio de elevado desempenho", assinalam as empresas.

"No final desta fase inicial de P&D, segue-se a produção em massa, com base nas duas "GigaFactories" de Douvrin (França) e Kaiserslautern (Alemanha)", acrescenta o comunicado.

A nova empresa traçou como objetivos "responder aos desafios da transição energética", "produzir baterias para veículos elétricos que estarão ao melhor nível tecnológico", bem como "desenvolver a capacidade de produção " e, assim, "assegurar a independência industrial europeia tanto em termos de conceção como de fabrico de baterias".

Leia a notícia na íntegra no "Negócios"

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
comentário mais votado
Idalecio Cordeiro   14:06 - 05-09-2020
Isto é só publicidade!
Idalecio Cordeiro   14:06 - 05-09-2020
VOTAR
Isto é só publicidade!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.