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Protótipo que é pedaço de história da Bugatti poderá valer 1,1 milhões

18:29 - 26-12-2017
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Pode nem ser o automóvel mais caro do mega leilão que decorrerá em Paris, a 8 de Fevereiro, durante a habitual exposição "Rétromobile", mas será certamente o mais exclusivo pois… como este não houve mais nenhum! O protótipo rolante do Bugatti EB110 Super Sport, usado para as provas de homologação, nomeadamente dos consumos, está em perfeito estado de conservação e deverá ser vendido entre 850 mil e 1,1 milhões de euros.

Esta verba colocaria esta unidade na lista dos Bugatti mais caros, não se desse o caso de, no mesmo leilão, já estar um… Chiron de 2017 para ser licitado entre 3,2 e 3,6 milhões de euros, ou seja, bastante acima do seu preço de tabela que ronda os 2,6 milhões de euros! Neste caso, o "pronto-a-vestir", sem tempo de espera, acaba por ficar bastante mais caro…

Mas voltemos ao carro a leiloar, todo ele uma peça única e com uma longa história por trás. Para começar a riquíssima história da Bugatti e dos seus automóveis de excepção, mas cuja produção terminou em 1956. A marca andou um pouco de mão em mão até um industrial italiano, Romano Artioli, a comprar em 1991, com o intuito de relançar a Bugatti como fabricante de automóveis de excepção. E percebeu-se que as suas intenções eram genuínas quando mostrou o EB110, um superdesportivo com motor V12 3.5 e… quatro turbos!

Seriam feitos 139 exemplares daquele primeiro Bugatti-de-segunda-vida, mas Artioli avançou para uma versão ainda mais extrema, o Super Sport, que usava o mesmo motor mas "puxado" para debitar 610 cv e 637 Nm. Números que, hoje, podem já não impressionar, mas que eram absolutamente esmagadores em 1993! Foi com este chassis, com o n.º PCD39006, que a Bugatti desenvolveu algumas das alterações, tendo-o usado para as homologações dos consumos, então apenas com tracção traseira.

Só depois recebeu o sistema de tracção integral e viu o seu motor substituído pelo utilizado na unidade do EB110 que tinha estabelecido, pouco antes, o novo recorde de velocidade para automóveis de produção, com 342,7 km/h. No entanto, as especificações dos Bugatti EB110 SS, de que foram feitas mais 35 exemplares, anunciam uma velocidade máxima de 347 km/h.

Por fora, o Super Sport distinguia-se do EB110 "normal" pela grande asas traseira fixa – em vez da asa escamoteável a partir dos 120 km/h –, pelas jantes BBS específicas e pelas saídas de ar logo atrás das janelas laterais. Tem também uma tampa do motor em fibra de carbono que é exclusiva desta unidade.

O habitáculo está como novo, até porque – e aqui residirá a maior surpresa… –, foi de facto muito pouco usado: o protótipo do Bugatti EB110 SS, matriculado e pronto a circular, depois de uma profunda revisão mecânica, tem apenas 3300 km marcados no conta-quilómetros! Este exemplar manteve-se na fábrica até à falência, em 1995, integrando depois a colecção holandesa de Marin De Rijn até 2015, ano em que foi vendido ao proprietário britânico que o coloca agora à venda.

Para culminar a genuinidade desta peça única, faz-se acompanhar do livros de instruções original, bem como do "kit" de ferramentas que acompanhada dos Bugatti EB110. Um exemplar que, por si só, conta uma parte importante da longa e bem recheada história de uma marca lendária como a Bugatti!

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