Pesquisa
Actualidade

Preços dos combustíveis: gasóleo desce e gasolina sobe na segunda-feira

12:16 - 14-05-2022
 
Preços dos combustíveis: gasóleo desce e gasolina sobe na segunda-feira

O litro do gasóleo deverá baixar sete cêntimos nos postos de abastecimento, na segunda-feira, mas o litro da gasolina deverá sofrer um cêntimo de aumento, indicou o Ministério das Finanças na sexta-feira.

Se assim se confirmarem aqueles valores, no início da próxima semana a gasolina simples 95 deverá chegar aos 1,945 euros por litro, enquanto o gasóleo simples baixará para os 1,779 euros por litro.

Ambos os valores já têm em conta a manutenção das taxas do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que irão manter-se na próxima semana.

O alívio da carga fiscal totaliza 21,5 cêntimos por litro no gasóleo e 22,5 cêntimos na gasolina, de acordo com o Ministério das Finanças.

"Na próxima semana, as taxas unitárias do ISP ficarão inalteradas, mantendo-se a aplicação dos descontos actualmente em vigor", referiu o ministério tutelado por Fernando Medina em comunicado.

O alívio da carga fiscal sobre os combustíveis, incluindo o mecanismo semanal de revisão de ISP e redução das taxas unitárias para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%, vai manter-se em 21,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo, e em 22,5 cêntimos por litro na gasolina.

Segundo a mesma nota do Ministério das Finanças, a situação será reavaliada em 20 de maio, adiantou o Governo.

Entretanto, a Direcção-Geral de Energia e Geologia indicou que, actualmente, custa mais 16 euros para encher um depósito de 50 litros num carro a gasóleo do que acontecia no início de 2022.

Este ano arrancou com o litro do gasóleo simples a valer 1,518 euros, em média, mas no final da última semana já custava 1,841 euros, que chegaria aos 2,066 euros sem qualquer desconto.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Fa Fara   17:07 - 23-05-2022
VOTAR
Os Consumidores d Combustível estão m agradecidos á Comunicação Social, á TVI, SIC,CMTV, por incrível q pareça ás RTPs (q tinham obrigação de fazer a diferença, já q não depende d Capital Privado e dos interesses acionistas,e Publicidade) conseguiram q Ivaucher fosse p os comerciantes,perdemos 150€
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.