A fibra de carbono vai, aos poucos, começando a tomar conta também dos carros de estrada, depois de se ter banalizado na competição. Material que se destaca pela enorme resistência e leveza mas que tem o "contra" de ser bastante caro, a sua produção crescente começa a tornar possível usá-lo, ainda em pequenas quantidades, em carros de produção e a Porsche acaba de dar um grande passo ao apresentar as primeiras jantes feitas em fibra de carbono!
Para já são uma opção exclusiva para o já de si muito exclusivo
911 Turbo S Exclusive Series e, só para se ter uma ideia do que estamos a falar, na Alemanha custarão 15.232 €, nas medidas 9jx20 para a frente e 11,5jx20 para trás. Pesam apenas 8,5 kg, o que representa uma redução do peso em 20%, além de serem também 20% mais resistentes! O que permitem um melhor funcionamento do pneu, cuja superfície tem contacto mais eficaz com a estrada, pela redução do peso suspenso.
A produção de uma jante em fibra de carbono é algo, contudo, extremamente complexo e bem resumido no vídeo que aqui mostramos. Na verdade, a jante não é em fibra de carbono pura mas em plástico reforçado com fibra de carbono, material conhecido pela sigla CFRP e que é o mais divulgado na indústria automóvel por ser mais acessível, possuindo as mesmas propriedades. Trabalhar a fibra de carbono é quase como… tecer um tapete, a fibra de carbono vem numas bobines de fios que são depois entrelaçados para formarem superfícies com as formas que se desejam.
Porsche lança jantes em fibra de carbono que custam 15 mil euros
E foi aqui que a Porsche inovou ao arranjar uma espécie de "tear" redondo com quase nove metros de diâmetro (actualmente o maior do Mundo) que lhe faz a base da parte exterior da jante. Esta é uma das duas partes desta jante inovadora, a outra é toda a zona central que envolve cortar e montar mais de 200 componentes individuais.
No final, esta parte central é cosida ao aro exterior da jante e todo o conjunto é impregnado com uma resina, antes do processo de consolidação por cozedura a altas temperatura e pressão numa autoclave que é uma espécie de… panela de pressão gigante. Após um longo período de arrefecimento, os toques finais são a colocação da porca central e o acabamento lacado.
Para esta importante inovação que terá benéficas consequências ao nível do comportamento dinâmico dos seus modelos, a Porsche não só desenvolveu uma técnica única como ainda revelou a quantidade de material utilizado em cada roda: 18 km de fio de fibra de carbono ou, se se preferir, 8 metros quadrados de "tecido" de fios entrelaçados!