Pesquisa
Actualidade

Porsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por ano

16:01 - 21-10-2019
 
Porsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por ano
Porsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por anoPorsche Holding conclui compra da SIVA e quer vender 30 mil carros por ano

Já se sabia que a Porsche Holding Salzburg (PHS), a maior empresa de distribuição automóvel da Europa, tinha comprado a Sociedade de Importação de Veículos Automóveis (SIVA) no dia 15 de Outubro, passando assim a controlar a Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, Skoda, Bentley e Lamborghini no mercado português. Ainda assim, só esta segunda-feira, dia 21 de Outubro, se realizou a conferência de imprensa para o anúncio oficial, nas instalações da SIVA, na Azambuja.

Nós estivemos presentes na conferência de imprensa e pudemos ouvir as explicações da nova administração, que também assumiu a SOAUTO, empresa de retalho automóvel da SIVA, com 11 instalações em Lisboa e Porto.

Tal como Hans Peter Schützinger, porta-voz da administração, fez na conferência de hoje, faz todo o sentido começarmos pelo início da PHS, empresa que começou há 70 anos na Áustria, com a importação da Volkswagen. Começou por ser uma pequena empresa familiar, mas nos anos 90, com a abertura ao leste europeu, ganhou dimensão e implementou-se, definitivamente, na Europa Central.

Agora, e desde 2011, é uma empresa subsidiária da Volkswagen AG, à qual acrescentou anos e anos de experiência no ramo da distribuição automóvel. Para Hans Peter Schützinger, o segredo esteve sempre no cliente, como realçou: "Mantivemo-nos sempre muito práticos, com forte concentração nos nossos clientes. Neste aspecto, nada mudou ao longo de muitos anos de actividade." 

Depois disso fez questão de reconhecer a operação da SIVA e de lançar o futuro: "Estamos satisfeitos com esta nova missão em Portugal. Aqui, deparamo-nos com uma equipa sólida e competente, com a qual partilhamos o nosso know-how em distribuição internacional e unimos esforços para que a SIVA alcance novamente os êxitos de anos anteriores", afirmou, antes de garantir que os funcionários da SIVA "são para manter".

A empresa, que actualmente emprega 650 funcionários, se somarmos os da SOAUTO, será agora conduzida por Viktoria Kaufmann, que trabalhou recentemente como Managing Director na Colômbia, e por Pedro de Almeida, membro da anterior administração da SIVA. Ambos vão conduzir os rumos da empresa como Managing Directors.

Para Pedro de Almeida, este "é um momento muito importante para o futuro da SIVA" e que representa uma "oportunidade de colocar a nossa organização comercial novamente na senda do progresso, com as melhores marcas, as melhores equipas e também com a melhor empresa de distribuição do sector automóvel."

"Vamos ter o capital necessário para investir nas marcas. Estávamos limitados e isso justifica os números até aqui. Daqui em diante teremos o dinheiro necessário para investir nas marcas", esclareceu Pedro de Almeida.

Já Viktoria Kaufmann preferiu destacar "o foco na estratégia de crescimento económico, sustentável e de longo prazo", referindo também que "a força financeira da PHS" representa uma "oportunidade de iniciar um novo capítulo para a SIVA em Portugal."

José Duarte vai continuar ao leme do retalhe da SOAUTO, como Managing Director, em conjunto com Mario de Martino, que recentemente foi Director Financeiro da PHS no Chile.

Quanto aos objectivos desta nova administração, ficaram já hoje bem vincados, como Pedro de Almeida fez questão de dizer por várias ocasiões: "O objectivo é vender 30 mil carros por ano daqui a três anos", começou por dizer. "Queremos olhar em frente, a partir de 2020. Quanto mais rápido chegarmos a esse número melhor", atirou.

Quanto à integração da SEAT e da Porsche, ambas marcas do Grupo Volkswagen, Hans Peter Schützinger não fechou a porta, mas garante que nada está previsto: "No futuro isso é uma boa ideia, mas não é para já. Primeiro temos que ser bons aqui e consolidar-nos", atirou.

Recorde-se que a SIVA foi fundada em 1987 como importadora das marcas Volkswagen e Audi, a que se juntou a Skoda, em 1992 e, mais tarde, a Lamborghini e a Bentley.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.