Pesquisa
Actualidade

Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...

09:02 - 18-03-2017
  36
Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Mary Barra - CEO da General MotorsMatthias Müller, CEO do grupo VolkswagenMatthias Müller, CEO do grupo VolkswagenPorque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...
Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Porque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...Mary Barra - CEO da General MotorsMatthias Müller, CEO do grupo VolkswagenMatthias Müller, CEO do grupo VolkswagenPorque anda Sergio Marchionne aos "esses"?!...
Que bicho terá mordido Sergio Marchionne?!... É, de facto, um começo algo estranho, quase agressivo, para se tratar do patrão de um dos maiores conglomerados da indústria automóvel a nível mundial. Mas as mais recentes jogadas do patrão da FCA (Fiat Chrysler Automobile) são, no mínimo, estranhas, numa espécie de jogo de "toca-e-foge" particularmente invulgar a este nível…

Já se percebeu que as coisas não andam a correr particularmente bem para os lados da FCA, com as vendas da Chrysler a abrandarem assustadoramente e o grupo a ser sustentado, essencialmente, pelos bons números da marca Jeep tanto no mercado interno (norte-americano) como nos internacionais, pelos dinheiros provenientes dos ganhos em bolsa com a Ferrari e pela "performance" comercial dos vários Fiat 500 que parece não ter fim. Mas que há um problema isso é inegável…

Daí que Marchionne tenha tentado uma aproximação à General Motors pensando que, com dinheiro fresco recebido da venda da Opel ao Grupo PSA, o outro gigante norte-americano poderia estar interessado em absorver a FCA. Mas a GM afastou logo essa hipótese e Marchionne virou-se para outro lado, deitando o "isco" ao Grupo VW, dizendo que fazia todo o sentido haver uma fusão entre as duas companhias e mostrando interesse no negócio.

Acabaria por ter de dar o dito por não dito, com uma clarificação, depois de o patrão do Grupo VW, Matthias Müller, ter alinhado no "bluff" dizendo que seria uma hipótese mas deixando o recado: "Seria muito mais útil se o sr. Marchionne me comunicasse as suas considerações directamente a mim e não apenas aos jornalistas".

O italiano teve de vir a terreiro dizer que, afinal, não tinha qualquer interesse em fazer uma fusão entre a FCA e o Grupo VW… "Eu apenas disse que se fosse o construtor n.º 1 da Europa e alguém se tivesse juntado a outro construtor para se tornar o segundo e ficasse muito perto, a primeira reacção seria aumentar a distância para o segundo. E que nós éramos o único parceiro natural para alguém que o queira fazer". A que acrescentaria: "Eu não vou atrás da VW, apenas disse que seria uma boa ideia. E não, não vou ligar ao Matthias".

No meio deste "avança-recua", Sergio Marchionne conseguiu ainda dar uma forte bicada numa das marcas emblemáticas que fazem parte da esfera do Grupo VW, ao referir-se com desdém… à Lamborghini! "Com todo o respeito pelo Stefano [Domenicalli, presidente da marca], as pessoas só compram Lamborghini porque não conseguem comprar Ferrari". Digamos que não é uma forma muito polida de "cortejar" um possível parceiro de negócio…

Já agora, e por curiosidade, Frank Sinatra, que saberia bastante mais de música do que de automóveis, certamente, tinha uma opinião bem diferente quando dizia: "Compra-se um Ferrari quando se quer ser alguém na vida, compra-se um Lamborghini quando se é alguém na vida!". Mas quem era Sinatra para falar de automóveis?!...
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.