
















Provavelmente o nome "Rinspeed" pouco ou nada lhe diz, mas a verdade é que esta preparadora suíça vai ganhando cada vez mais espaço no mundo dos automóveis. E tudo por culpa de alguns "concepts" revolucionários e muito futuristas.
Olhando para o design deste Snap rapidamente percebemos que este é mesmo um automóvel do futuro, já que o "look" nada tem que ver com os carros do presente. Mas isso tem uma explicação muito simples. É que a proposta da Rinspeed é que o habitáculo e o chassis sejam dois componentes separados e que podem ser trocados de acordo com as necessidades de cada um.
Confuso? Nós explicamos. As evoluções tecnológicas estão a acontecer a um nível tão rápido que há "software" e componentes novos que rapidamente se tornam obsoletos. Para combater isso a Rinspeed pensou que o melhor seria construir um chassis – semelhante a um "skate" – independente do habitáculo (que eles apelidam de "pod") que pudesse ser acoplado a vários tipos de carroçarias, sendo que estas "células" podem ser "estacionadas" e usadas de forma completamente independente do veículo. O mesmo é dizer que podem ser transformadas numa cápsula de campismo, num ponto de venda ou numa sala de reuniões externa.
Explicada que está a parte técnica, importa referir que este Rinspeed Snap também promete uma experiência futurista para os seus quatro passageiros. É que como se trata de um protótipo com tecnologia de condução autónoma a marca suíça não olhou a meios para manter os ocupantes "entretidos" durante as deslocações pela cidade. Para isso apostou num conceito que reserva um ecrã táctil para cada passageiro, sendo que até as próprias janelas são interactivas, uma vez que permitem mostrar mensagens para os ocupantes e para o exterior.
Escusado será dizer que "modernices" como ligação Wi-Fi ou pontos de carga para os diversos "gadgets" estão disponíveis, mas a Rinspeed foi mais longe e garante inovações tão radicais quanto luz ultravioleta capaz de eliminar germes e bactérias, leitor de batimentos cardíacos dos passageiros e até… uma pequena horta!