Pesquisa
Actualidade
O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?
15:51 - 29-09-2017
  2478
O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?
O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?O Citroën BX faz 35 anos. Ainda se lembra dele?
O dia 16 de Setembro de 1982 ficou marcado pela suspensão de uma caixa de madeira no último piso da Torre Eiffel, em Paris. A enorme caixa começou então uma lenta descida até ao primeiro piso do icónico monumento gaulês, sendo que por fora tinha uma única mensagem: "Aqui está o novo Citroën".

Uma semana depois, debaixo de um espectáculo de pirotecnia, a Citroën apresentava o BX, que agora cumpre 35 anos, colocando termo a um "golpe" publicitário que merece ser aplaudido, já que não houve quem ficasse indiferente a esta caixa "voadora".

Deu nas vistas por culpa das linhas rectas e muito angulares, combinadas num desenho que na época era visto como futurista e à frente do seu tempo. O "pai" deste design foi Marcello Gandini, da Bertone, um dos nomes mais importantes da indústria e que tem no seu portfólio pessoal alguns dos automóveis mais elegantes alguma vez feitos, entre eles o Lancia Stratos, De Tomaso Pantera e os Lamborghini Miura e Countach.

A linguagem de estilo que Gandini estreou neste modelo serviu de base para futuros modelos da marca francesa até aos anos 90, com destaque para os Citroën AX, ZX e XM. Mas se este Citroën representava uma evolução a todos os níveis, era notório que o ADN da marca fundada por André Citroën foi mantido. Basta olhar para a utilização de um único limpa pára-brisas, tal como já tinha acontecido com o Citroën CX.

Porém, e ainda que as linhas exteriores tenham sido bem recebidas pelo público, este Citroën BX destacou-se acima de tudo pelo conforto e pelo excelente comportamento em estrada, fruto da estabilidade proporcionada pela suspensão hidropneumática. Acima disto, o enorme leque de acabamentos disponíveis e a vasta gama de motores faziam com que este modelo agradasse a um público bastante diverso.

Entre as várias motorizações disponíveis destaca-se o bloco de 16 válvulas de 160 cv da versão GTi, apresentada somente em 1988. O comportamento em asfalto e o nível de conforto foram mantidos, mas este motor mais "apimentado" fazia com que este BX fosse capaz de chegar aos 218 km/h.

A sua produção chegou ao fim em 1993, com a chegada do Citroën Xantia. Durante os 12 anos "de vida" foram produzidas 2.315.739 unidades – 222.325 no centro de produção de Vigo – e nos finais dos anos 80 e início dos anos 90 "inundou" as ruas de Espanha, já que em 1988 foi escolhido pela polícia espanhola para "carro patrulha" (ver galeria acima).
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.